Dois Portos

01.09.2011

Rota do Vinho e da Vinha

A influência atlântica e as terras férteis que beneficiam de luz intensa constituem paisagens resplandecentes, pintadas de amarelo e grená, com aroma frutado. Porque estamos na época das vindimas, convidamo-lo a conhecer locais do nosso concelho que marcarão a sua memória, olfato e palato. Nesta edição convidamo-lo a visitar a freguesia de Dois Portos e a seguir a Rota do Vinho e da Vinha.

O nosso ponto de partida é a Ribaldeira, localidade que foi Cabeça de Julgado no reinado de D. João I (entre 1383 e 1421) e, desde o século XVIII, sede da Câmara Municipal, tendo sido extinta em 1855. Aqui, não deixe de visitar a Ermida do Espírito Santo cuja origem remonta ao século XVI e cujo interior alberga um silhar de azulejos seiscentistas. Notável, na capela-mor, o trono com uma imagem da Santíssima Trindade, de pedra antiga.

Tomando as indicações do PR1 – Rota do Vinho e da Vinha, a partir do largo junto à igreja, partimos em direção à Caixaria. Será possível apreciar a beleza e o encanto de um viver rural marcado pela paisagem nos dourados tons de outono.

A caminho do Casal da Conceição, passando pelo de Bacelos, aproveite para desfrutar do passeio e encontre-se com a Natureza.

Chegaremos depois a uma construção com seis séculos de história, que representa uma casa senhorial envolta por arvoredos, matas seculares e agradáveis jardins. Deixe-se encantar pela Quinta do Hespanhol.

Retomando novamente o caminho encontramos, um pouco mais á frente, um maravilhoso recanto do concelho de Torres Vedras, verdadeiramente rústico e com casario tradicional – Ribeira de Maria Afonso.

Não deixe de se surpreender pelos campos que nesta época se pintam de tons quentes e pelas afamadas quintas e adegas. Tinto ou branco, produzido ainda artesanalmente, o vinho é anfitrião por estas terras. Casais, quintas e adegas transformam as lidas da vinha numa oferta turística de crescente procura.

Siga as indicações, deixe-se evadir e passe pela Bulegueira, Murteira e Casal de S. Pedro.

Antes de terminar esta viagem visite a Estação Vitivinícola Nacional e a Adega Cooperativa de Dois Portos, conheça a azáfama das vindimas, bem como o processo de criação deste precioso néctar! A Adega de Dois Portos foi fundada em 1960 e iniciou laboração em 1984. É atualmente composta por 1000 cooperadores e fabrica anualmente cerca de 15 000 pipas de vinho.

Quando chegar novamente à Ribaldeira reponha energias deliciando-se e degustando a gastronomia local e os vinhos da região.

Brindemos à nossa Terra!

“Os vinhos de Portugal? É todo o sol, a luz, a cor e a vida inteira deste maravilhoso pais.” Pierre Leroi (critico literário francês).

Sabia que?

• Na Ribeira Maria Afonso pode encontrar trabalhos do artesão Augusto Eliseu Faria.
  • Basta perguntar por ele!

Festa

• De 2 a 5 de setembro, no inicio das vindimas e porque o vinho convida à festa, Dois Portos brinda em honra de Nossa Senhora dos Anjos.

Linha do oeste

• Durante o percurso proposto terá de atravessar a Linha de Caminho de Ferro do Oeste, importante infraestrutura que serve de canal de transportes de mercadorias e bens.

Onde comer?

• Que tal uma paragem em Dois Portos para se deliciar com as especialidades do restaurante O Caçador?

Última atualização: 27.09.2019 - 18:18 horas