01.09.2016

EB/JI de S. Pedro da Cadeira

A EB/JI de S. Pedro da Cadeira situar-se-á num terreno adjacente ao Caminho Municipal 1063-1, na linha de festo de uma elevação a poente do centro desta povoação.

O respetivo edifício será composto por dois pisos.

O piso térreo será constituído por um átrio onde se concentrarão os acessos verticais interiores do edifício (escadas e elevador), portaria, espaços de apoio, zona de professores e auxiliares de ação educativa, gabinetes administrativos, instalações sanitárias, áreas técnicas e acesso de serviço, ginásio com balneário, para além de um recreio exterior para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

(...) Nesta obra está também prevista a utilização de pavimento de origem sustentável de caraterísticas anti-alérgicas e bacteriostáticas com elevado conforto acústico e de baixa manutenção. (...)

O segundo piso contará com doze salas de aula de ensino básico, duas salas de aula de jardim de infância, sala de prolongamento, dois gabinetes de estudo acompanhado, um centro de recursos, um espaço de vestiário, espaços de arrumos de apoio, instalações sanitárias, zonas técnicas, um refeitório com confeção própria e um pátio exterior para alunos do ensino pré-escolar. Neste pátio está prevista a instalação futura de um equipamento de apoio.

EB/JI de S. Pedro da Cadeira

De referir que a sala de aula que se estabeleceu para este equipamento escolar resulta de uma investigação a partir da qual se definiu como premissas para a mesma a existência de uma área para artes plásticas, uma varanda, bom comportamento lumínico, ventilação, equilíbrio térmico e eficiência energética.

• Área: 939 m2
  • Valor: 4,8 milhões de euros (comparticipado a 85% no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que decorre do Programa Operacional Regional do Centro - Portugal 2020, o qual está afeto ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional)
  • Prazo: 2º semestre de 2018