Efemérides ambientais assinaladas

30.03.2007

A Câmara Municipal assinalou o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta (21 de Março), em Torres Vedras, com um conjunto de iniciativas.

Neste âmbito, foram distribuídas plantas à população, no Parque Verde da Várzea e no Jardim do Choupal; alunos do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), elementos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e crianças dos Jardins de Infância do Barro e n.º 2 da Conquinha (Torres Vedras) plantaram árvores ao longo da futura Ciclovia da Cidade, numa acção levada a cabo em parceria com a “Liberty Seguros”; a Companhia “Valdevinos” representou, no Teatro-Cine, para cerca de 300 crianças do Pré-Escolar, o espectáculo de Marionetas “A floresta d´àgua”; em colaboração com a Escola EB 2,3 S. Gonçalo plantou-se uma figueira no espaço exterior deste estabelecimento de ensino; e no Edifício dos Paços do Concelho realizou-se uma Conferência sobre “Floresta e Território”, que teve como oradores o Prof. Gonçalo Ribeiro Telles, o Prof. João Caldeira Cabral, o Dr. Nuno Oliveira (Parque Biológico de Gaia) e o Eng.º Vasco Fernandes (FLOREST), que abordaram nas suas intervenções, respectivamente, as temáticas da “Cidade e a Paisagem”, “Floresta e o Controlo Hidrológico na Bacia do Sizandro”, “Carta Verde: Instrumento de Conservação e Gestão da Estrutura Biofísica de Torres Vedras” e “Floresta em Torres Vedras: Perspectivas Futuras”.

A 22 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Água, no Centro de Educação Ambiental, com a realização do jogo “Dominó da Água”, de "Ateliers" em que se efectuaram experiências com aquele líquido, e de um outro jogo alusivo ao tema da efeméride (dinamizado pela empresa “Águas do Oeste”), tendo nestas actividades participado cerca de 170 alunos do 2.º Ciclo.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas