Torres Vedras

Elis - Unidade Industrial de Torres Vedras

01.04.2019

Fotografia do edifício da Unidade Industrial de Torres Vedras

A multinacional Elis instalou, em 2018, uma unidade industrial em Torres Vedras. A empresa de origem francesa, cotada na bolsa Euronext Paris, tem 140 anos experiência, está presente em 28 países e emprega mais de 48 mil trabalhadores na Europa e América Latina. As principais atividades da empresa multisserviços são o aluguer e manutenção de têxteis, de fardas de trabalho e de equipamentos para instalações sanitárias, e o controlo de pragas, uma das atividades mais recentes e com maior crescimento nos dias de hoje.

Esta fábrica surgiu para dar resposta às necessidades da Elis e ao crescimento drástico do turismo em Portugal, que levou à abertura de muitos hotéis e restaurantes.

A unidade industrial de Torres Vedras emprega 110 trabalhadores nos setores de produção, comercial, distribuição e administrativo, dos quais mais de 90% são habitantes do Concelho, tendo, por isso, um impacto direto na economia local. Esta unidade tem também procurado trabalhar, preferencialmente, com fornecedores locais, desde oficinas de automóveis, a serralharias e empresas de serviços. Além disso, a presença da multinacional influencia positivamente o setor da restauração e hoteleiro, não só através dos funcionários e fornecedores da unidade, mas também de funcionários estrangeiros que se descolocam em trabalho até ao Concelho.



A proximidade e os bons acessos a Lisboa, aliados ao interesse demonstrado pelo Município em captar investimento, levaram à escolha desta localização. Em Portugal, a Elis é também proprietária de outras três fábricas instaladas em Porto Alto, Famalicão e Algoz. A empresa conta ainda com seis centros de serviço localizados em Sintra, Setúbal, Leiria, Cantanhede, Porto e Viseu, e irá abrir, este ano, mais um em Évora.

O desenvolvimento sustentável é uma das preocupações da Elis, que assumiu o compromisso de limitar o impacto ambiental da sua atividade, tendo para esse efeito elaborado um plano que visa reduzir os consumos de água, de energia e de produtos de lavandaria em 25%, entre 2010 e 2020. Nesse âmbito, a empresa investe em máquinas mais evoluídas e com consumos mais baixos. No que refere à frota de veículos, a multinacional está à procura de alternativas aos combustíveis fósseis e tem já em fase de experiência veículos elétricos e a gás.

O crescimento sustentável, a adaptação da atividade às novas tecnologias, a procura de novos mercados e serviços e a transmissão dos valores da empresa - respeito, integridade, responsabilidade e exemplaridade - são os principais objetivos definidos pela Elis para o futuro. A “excelência e a satisfação dos nossos clientes são os pontos-chave aos quais nos dedicamos com paixão”.

 

B.I. da Empresa

Nome: Elis

Área de atividade: Aluguer de Serviços Têxteis

Localização: Quinta do Prior - Torres Vedras

Fundação: 2018

N.º de funcionários: 110

Faturação anual: 4,5 milhões de euros

Gerência/administração: Pedro Pereira de Lima

Contactos: 261 243 240

voltar ao topo ↑