Em Torres Vedras respira-se Carnaval!

01.01.2012

Em Torres Vedras respira-se Carnaval!

Na edição que marca a transição para um novo ano decidimos trazer-lhe alegria e traçámos um roteiro para o qual vai precisar de preparação física.

Convidamo-lo a conhecer o carnaval mais português de Portugal – O carnaval de Torres Vedras. De 17 a 22 de fevereiro todos os caminhos vão dar à nossa cidade.

A vida são dois dias e o Carnaval de Torres Vedras são seis. Não há forma de explicar o que faz dos torrienses grandes foliões, mas a verdade é que nos deixamos contagiar, libertamo-nos do quotidiano e criamos uma “bolha” de fantasia onde tudo é permitido… ou quase tudo!

Se anda com pouca energia, esta flui normalmente e acabará por entrar nesta grande festa de modo espontâneo. O importante é que venha mascarado, no mínimo com alguns acessórios, caso contrário estará “fora de jogo”. O tema deste ano é o desporto e contamos consigo para esta maratona de seis dias e seis noites.

O concelho de Torres Vedras sempre foi essencialmente rural. Os homens trabalhavam a terra de sol a sol e, quando chegava a época do Entrudo, abriam o baú lá de casa e encontravam … roupas femininas. Foi por esta razão que surgiram as célebres matrafonas de Torres Vedras (homens vestidos de mulher). Não admira, assim, que também rei e rainha sejam dois homens e sempre figuras locais.

Eis que começa o aquecimento! Não vai propriamente treinar para chegar aos Jogos Olímpicos, mas reconhecemos que é uma boa prova de esforço. A noite do Carnaval de Torres Vedras atrai milhares de pessoas que preenchem todas as ruas e praças do centro da cidade. Aqui não se sente frio, a temperatura até sobe à medida que a noite avança, a música faz “tirar os pés do chão” e todos se divertem num ambiente que, inacreditavelmente, nos parece familiar. Muitos bares abertos toda a noite, discotecas e alegria garantida. Apesar de querer chegar rapidamente à meta, não parta o motor na primeira noite. Venham mais cinco!

Sexta-feira

Na manhã do dia 17 de fevereiro tem início um grande espetáculo de cor e originalidade, com mais de 8 mil crianças e jovens de todo o concelho a desfilar no corso escolar. Além da alegria genuína e contagiante das crianças, este é o momento de mostrar a criatividade de muitos meses de trabalho. Imperdivel!

Ao início da noite é altura da chegada de Suas Altezas Reais e da entrega da Chave da Cidade pelo presidente da Câmara Municipal. Até 22 de fevereiro é apenas aos reis do Carnaval que devemos obediência.

Sábado

Durante o dia de sábado aproveite para repor energias. Ao final da tarde vá até à Praça da República, visite o monumento ao Carnaval, beba um café e aprecie o pastel de feijão. Não se assuste com o ribombar dos tambores e bombos… são os Zés-Pereira de Amarante que também fazem parte desta festa. Poderá começar a sentir o pulsar da cidade que se torna frenético com o cair da noite. Milhares de foliões jantam em grupo e vão assistir ao concurso de mascarados que tem lugar na noite de sábado. Há grupos organizados que criam as suas máscaras de acordo com o tema e distinguem-se os mais originais. Superada a noite de sábado estará automaticamente qualificado para a meia-final.

Domingo

Domingo saem à rua os carros alegóricos, construídos por empresas e artistas locais, carregados de sátira política e social. Esta é a tarde perfeita para a diversão de toda a família. O corso de Domingo é um “mundo mágico” para os mais novos que adoram vestir a pele dos seus super-heróis.

Segunda-feira

Caso tenha guardado o dia de segunda-feira para descansar… pode esquecer! Em Torres Vedras não se descansa. Há que preparar tudo para a noite, uma das mais fortes do Carnaval de Torres. É natural que comece a acusar, a esta altura do campeonato, algum desgaste físico.

Terça-feira

Terça-feira é o dia dos mais resistentes. Voltamos a ter corso com muitos mascarados, carros alegóricos, matrafonas, Zés-Pereira e Cabeçudos.

Quarta-feira

Na quarta-feira à noite temos o enterro do Entrudo e depois… bem, depois começamos a pensar na estratégia de jogo para o próximo ano.

A primeira referência ao Carnaval de Torres

Surge no tempo de D. Sebastião, num documento datado de 1574.

A primeira rainha

A primeira rainha sereníssima do Carnaval de Torres, coroada em 1924, foi Jaime Alves.

1931

Em 1931 a Avenida 5 de Outubro conheceu a primeira Batalha de Flores e Carros Alegóricos, tendo participado nesta manifestação mais de 3 mil pessoas.

Percurso do corso

Av. 5 outubro > R. Santos Bernardes > Rua José Augusto Lopes Júnior > Rua Henriques Nogueira

Zona de diversão noturna

• R. Paiva de Andrada