Embaixador de Israel visitou património judaico torriense

11.02.2012

Imagem da visita à antiga judiaria medieval de Torres Vedras

Torres Vedras recebeu no dia 8 de fevereiro a visita do embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol.

Esta visita prende-se com o facto do Município ser um dos membros da Rota Sefarad – Rede de Judiarias de Portugal, uma associação que prossegue uma atuação conjunta na defesa do património urbanístico, arquitetónico, histórico e cultural relacionado com a herança judaica no país.

A visita teve início com uma receção oficial no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal, a que se seguiu uma ida ao Museu Municipal Leonel Trindade – no qual foram dadas a conhecer estelas medievais judaicas e a exposição sobre a Guerra Peninsular que está aí patente -, bem como ao Edifício dos Paços do Concelho e à zona da antiga judiaria medieval (situada na Rua dos Celeiros de Santa Maria), onde se efetuou uma explicação sobre a importância da comunidade judaica durante a Idade Média na então vila de Torres Vedras.

Esta visita contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, do presidente da Assembleia Municipal, Alberto Avelino, do presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro, do Secretário-Geral da Rota das Judiarias de Portugal, Jorge Patrão, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e do Diretor do Arquivo Municipal, Carlos Guardado da Silva.

Refira-se, ainda, a propósito desta visita, que o tema da próxima edição do encontro de História Turres Veteras será: Judiarias, judeus e judaísmo.

Mais informações sobre a presença judaica em Torres Vedras estão disponíveis na área de notícias deste site.

Publicado: 22.04.2013 - 18:30 horas