Época balnear no concelho de Torres Vedras chegou ao fim

20.09.2022

Fotografia do momento da entrega de um certificado a um nadador-salvador durante a cerimónia de encerramento da época balnear.

A época balnear no concelho de Torres Vedras terminou no passado domingo, 18 de setembro. O momento foi assinalado com uma sessão de encerramento que decorreu no concessionário da Praia Centro e que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e dos vários intervenientes envolvidos na época balnear deste ano.

Entre 18 de junho e 18 de setembro, a equipa do “Praia Segura” percorreu 6.331 quilómetros, intervindo em 12 ocorrências. A maioria das situações consistiu na prestação de primeiros socorros (34%), seguindo-se o socorro a náufragos (25%), acidentes aquáticos (25%), salvamento ou recolha de animais (8%) e acidentes rodoviários (8%). O projeto contou, ainda, com ações no âmbito da informação e sensibilização.

Note-se que o “Praia Segura” teve início em 2009 e consiste no patrulhamento dos 20 km de costa do Concelho por dois nadadores salvadores, num veículo preparado para a assistência a banhistas.

“Alerta Parapente” foi a iniciativa de cariz voluntário que voltou a decorrer durante a época balnear, tendo sido realizados 375 voos (aproximadamente 124 horas de voo). O projeto envolveu 4 pilotos de parapente que preveniram possíveis situações de perigo nas praias e zonas costeiras, nomeadamente através de avisos a caminheiros, desportistas e banhistas.

Durante a sessão de encerramento da época balnear, a Câmara Municipal de Torres Vedras entregou diplomas de agradecimento aos nadadores-salvadores e pilotos de parapente que garantiram que a época balnear decorresse em segurança nas praias do Concelho.

Na ocasião, Tiago Santos foi distinguido com o Prémio Cidadania (oferta da Paixão Seguros), que visa distinguir atitudes de cidadania relevantes para a prevenção e socorro dos utilizadores das praias do Concelho. Durante a época balnear, o professor e praticante de surf procedeu a quatro salvamentos de banhistas que se encontravam em dificuldades no mar, entre a Praia da Física e a Praia Centro.

Última atualização: 20.09.2022 - 17:07 horas