Época balnear teve inicio no Concelho sob o signo da sustentabilidade e da segurança

21.06.2022

Imagem do hastear simbólico de bandeiras

A época balnear teve início no Concelho no passado sábado, dia 18 de junho.

A respetiva cerimónia realizou-se na Praia do Navio (Santa Cruz), local onde se procedeu ao hastear simbólico de bandeiras que comprovam a sustentabilidade da costa torriense.

Na ocasião também foram entregues os prémios aos melhores concessionários de praia do Concelho no ano passado: ao concessionário da Praia de Santa Cruz-Centro que é proprietário do espaço de restauração Búzios (1.º prémio); ao concessionário da Praia do Navio (2.º prémio); e ao concessionário da Praia de Porto Novo (3.º prémio).

Segundo palavras proferidas pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, na referida cerimónia, “sustentabilidade e segurança” são os dois conceitos chave que se aplicam à costa do Concelho durante a corrente época balnear. Laura Rodrigues frisou também na sua intervenção a melhoria progressiva dos serviços dos concessionários de praia do Concelho, o que é constatável no facto de duas praias de Santa Cruz (Física e Centro) estarem inclusivamente certificadas pela norma ISO 13009:2015, bem como o elevado número de praias torrienses que foram alvo de distinções.

Uma dessas distinções é a Bandeira Azul, a qual é hasteada em 12 praias do Concelho: Foz do Sizandro, Azul, Formosa, Santa Helena, Santa Cruz-Centro, Física, Pisão, Mirante, Navio, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul e Porto Novo. Recorde-se que este galardão atesta a qualidade das zonas balneares nos domínios da Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Informação e Educação Ambiental e Segurança e Serviços.

Laura Rodrigues relembrou também na sua intervenção que este ano foi atribuída a Qualidade de Ouro a 13 praias torrienses: Vigia, Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Foz do Sizandro, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita-Norte e Santa Rita-Sul. Trata-se de uma distinção que comprova a excelência da qualidade das águas balneares nas cinco últimas épocas balneares.

A bandeira do projeto “Praia Acessível, Praia para Todos!” é outro galardão que é exibido nas praias do Concelho. São nove as praias torrienses em que esta bandeira é hasteada: Foz do Sizandro, Azul, Santa Helena, Santa Cruz-Centro, Física, Navio, Santa Rita-Sul, Santa Rita-Norte e Porto Novo. Nestes locais são garantidas condições especiais em termos de acessibilidade, nomeadamente a banhistas com dificuldades ao nível da mobilidade, como a existência de cadeira anfíbia, passadeira no areal, sanitários adaptados e estacionamento reservado a indivíduos com mobilidade condicionada.

No que concerne também à inclusão, refira-se igualmente que em 12 praias do Concelho (Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Foz do Sizandro e Porto Novo) está, mais uma vez, implementado o sistema “ColorADD”, o qual facilita o usufruto das mesmas pelos banhistas que não identificam corretamente as cores (os daltónicos).

Referência também para o facto de continuar a ser atribuída ao Concelho a distinção “Quality Coast”, a qual comprova que este território, enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente.

A segurança durante a época balnear é outra dimensão em que se destaca a costa torriense, sendo, neste âmbito, de referir três valências: o projeto “Praia Segura” (que consiste no patrulhamento efetuado por dois nadadores-salvadores numa viatura devidamente apetrechada); o projeto “Alerta Parapente” (que consiste numa vigilância efetuada por via aérea); e o sistema “SOS Talking” (um sistema de comunicação de emergência implementado em três zonas balneares não vigiadas, mais concretamente na Praia das Amoeiras, na Praia da Vigia e na zona sul da Praia Azul).

Refira-se ainda o facto da Praia das Amoeiras estar preparada para acolher banhistas que queiram trazer consigo os seus cães, estando a mesma equipada com abrigos para animais, bebedouros e dispensadores de sacos.

A época balnear decorre este ano no Concelho até 18 de setembro.

Última atualização: 22.06.2022 - 10:58 horas