Equipa de Sapadores Florestais

01.07.2015

Sapadores florestais

A equipa que apresentamos zela por bens de todos nós.

Nesta edição apresentamos-lhe a equipa de Sapadores Florestais do Município de Torres Vedras.
Criada em 2009 e coordenada pelo Gabinete Técnico Florestal, é composta por 5 elementos e uma viatura de 1.ª intervenção. “Portugal sem fogos depende de todos” e, esta equipa dá uma preciosa ajuda nesse sentido, tendo vindo a realizar um excelente trabalho na redução do risco de incêndio, contribuindo para a proteção de pessoas e bens.

Os sapadores florestais centram o seu trabalho nas seguintes ações:

• Gestão de combustíveis em faixas de contenção e de proteção de aglomerados urbanos;
  • Acompanhamento na realização de fogos controlados e realização de queimadas;
  • Manutenção e beneficiação de infraestruturas e equipamentos no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e de vigilância;
  • (Re) florestação, nomeadamente através do desenvolvimento de ações de preparação do solo para a plantação e/ou sementeira, retanchas, adubações e rega;
  • Abates e remoção de árvores caídas ou em risco de queda;
  • Ações de controlo e acompanhamento fitossanitário de povoamentos florestais;
  • Vigilância dos espaços florestais. No período crítico a equipa de Sapadores Florestais intensifica as ações de vigilância fixa e móvel nos dias mais propícios à ocorrência de incêndios, por forma a garantir uma rápida e eficaz 1.ª intervenção e fiscalizar comportamentos de risco.
  • Primeira intervenção em incêndios florestais, combate, rescaldo e vigilância após incêndio.

Atividade dos Sapadores Florestais do Município de Torres Vedras em 2014:

• 116 dias de serviço público (coordenado e definido pelo ICNF);
  • 14 dias de ações de sensibilização;
  • 75 dias de vigilância;
  • 12,56 ha de arborização em áreas municipais (plantações, retancha e rega);
  • 34,96 km de manutenção/ beneficiação de rede viária florestal;
  • 32,8 ha de Gestão de Combustíveis (desmatação).
  • A equipa também efetuou limpezas coercivas dos terrenos cujos proprietários não realizaram as faixas de gestão de combustível.

Contactos:
Gabinete técnico Florestal
Câmara Municipal de Torres Vedras
Av. 5 de outubro, 2560-270 Torres Vedras
Telefone: 261 320 731
E-mail: gtf@cm-tvedras.pt

Esta equipa é abrangida pelo apoio financeiro do Fundo Florestal Permanente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), num montante de 35.000 € anual.

Publicado: 07.01.2016 - 16:20 horas