Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas foi abordada em reunião

21.12.2018

Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas foi abordada em reunião

O Conselho Local de Acompanhamento - CLA da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas - EMAAC reuniu pela primeira vez, no passado dia 14 de dezembro, no Torres Vedras LabCenter.

Este Conselho é uma estrutura de carácter consultivo, concebida pelo Município de Torres Vedras, que reúne um conjunto de atores representativos da sociedade civil e de instituições, que contribuem para uma governança adaptativa mais eficiente, participada e duradoura. O CLA tem como objetivo colaborar na promoção, acompanhamento e monotorização das ações de adaptação implementadas no âmbito da EMAAC.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que na ocasião afirmou que para o Município as alterações climáticas são dos desafios mais importantes do século XXI. Seguiu-se uma apresentação da EMAAC e de alguns projetos  municipais já implementados.

Na reunião, com mais de 40 participantes, foram ainda recolhidos contributos e ideias para quatro dos seis vetores estratégicos que compõem a EMAAC: Turismo, Riscos, Agricultura/Floresta e Água. As propostas serão agora avaliadas para que possam vir a integrar as medidas de adaptação que compõem esta estratégia municipal.

A adoção da EMAAC pretende promover, em todo o território do Concelho, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas. No que concerne à adaptação, as iniciativas têm como objetivo garantir que o território consegue responder adequadamente aos impactos das alterações climáticas, ou seja, anular ou reduzir significativamente o risco de danos, potenciar os benefícios e reduzir ou mitigar as consequências de fenómenos resultantes das alterações do clima.

Publicado: 21.12.2018 - 10:10 horas