Executivo municipal inviabilizou a construção do Centro de Classificação e Valorização de Resíduos Industriais Não Perigosos de Torres Vedras

13.09.2011

O Centro de Classificação e Valorização de Resíduos Industriais Não Perigosos de Torres Vedras é um projeto que não vai avançar.

Assim o decidiu o executivo municipal, com base num estudo de impacto ambiental efetuado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo esse estudo, a construção daquele centro, na zona do Casal Bombarda (freguesia de A dos Cunhados), não iria originar a produção de gases que prejudicassem as populações limítrofes, mas poderia originar odores que afetassem as mesmas.

Dessa forma, o executivo municipal deliberou não prosseguir com o procedimento técnico-administrativo de alteração de uso do solo no Plano Diretor Municipal com vista à construção do referido centro de classificação e valorização de resíduos industriais não perigosos, cumprindo com o compromisso assumido a 12/4/11 de que o empreendimento não teria viabilidade no caso de que do mesmo resultasse qualquer perigo ambiental para o território ou para as pessoas ou qualquer hipótese de incomodidade para as populações, o que se veio a provar através do relatório ambiental prévio, encomendado pela Câmara Municipal ao Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas