Exercício "Aqua Lx 2015" passou por Torres Vedras

04.12.2015

O cenário das cheias de 1967 e 1983 foi recriado no distrito de Lisboa entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro no âmbito do exercício Aqua Lx 2015.

O Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como todas as entidades com assento na Comissão Municipal de Proteção Civil, participaram nesse exercício no dia 2 de dezembro, o qual envolveu também os seus congéneres de mais 15 municípios do distrito.

A base fictícia do exercício, que deu origem a diferentes ocorrências, foram episódios de ventos fortes, precipitação intensa e agitação marítima. Como consequência prepararam-se 20 cenários distintos, entre cheias e inundações, queda de estruturas, acidentes rodoviários, queda de árvores e postes, evacuação de edifícios, etc.

No decorrer deste exercício registaram-se duas situações reais relevantes que obrigaram a um empenhamento adicional de meios, sem que fosse no entanto colocada em causa a resposta operacional em ambas as situações, correndo o exercício simultaneamente conforme planeado.

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu às 8h30, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, tendo sido neste momento ativado o Plano Municipal de Emergência. Ao final do dia, pelas 16h30, esta comissão voltou a reunir para efetuar o ponto de situação, tendo procedido à desativação do referido plano.

Este exercício, organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, por meio do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, visou testar o plano distrital de emergência e proteção civil assim como os planos das autarquias envolvidas num cenário de condições meteorológicas adversas.

De referir também que no dia 6 de novembro o Município participou no exercício “A Terra Treme”, por meio do qual se simulou a ocorrência de um sismo em todo o território nacional, pelas 11h06.

Esta iniciativa enquadrou-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de Lisboa de 1755.

Última atualização: 12.03.2020 - 17:59 horas