Exposição de fotografia convida à descoberta do espaço público de Santa Cruz

10.11.2022

Fotografia em que se vê a exposição, ao entardecer, com várias pessoas a visitar.

Flâneur ao Centro – Fotografia no Espaço Público é a exposição com vista para o Oceano Atlântico que está patente na Rua Dr. João de Barros, em Santa Cruz. A mostra reúne trabalhos dos fotógrafos portugueses Catarina Botelho e Fábio Cunha, do britânico Joshua Phillips e da irlandesa Róisín White e foi inaugurada no passado sábado, 5 de novembro.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou que “estes trabalhos são muito identitários”, tratando-se de uma “miscelânea de fotos e de composições que realmente mostram aquilo que é o caleidoscópio da nossa vida, dos nossos espaços.” Afinal, cada fotógrafo dedicou-se a trabalhar um dos concelhos envolvidos no projeto: Torres Vedras, Leiria, Bombarral e Lourinhã.

Róisín White esteve em residência artística em Torres Vedras e desafiou alunos de várias escolas do Concelho a partilhar a sua visão sobre o território através de desenhos, que viriam a dar o mote ao trabalho da fotógrafa. O processo envolveu crianças das Escolas Básicas (EB) 1 de Varatojo, Serra da Vila e Torres Vedras, das EB 2,3 Padre Vítor Melícias e do Maxial e do Externato de Penafirme.

O projeto é liderado pela associação cultural Procur.arte, em parceria com as várias câmaras municipais envolvidas. “É um projeto de intervenção no território e no seu espaço público” explicou o fundador e presidente da associação, Nuno Ricou Salgado, acrescentando que o mesmo “vive da presença dos públicos. É muito interessante ver como ele intervém em cada um dos espaços, como aqui em Santa Cruz, com o por do sol e essa belíssima localização.”

A inauguração da exposição (que tem em Santa Cruz a sua última paragem) contou, ainda, com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues. Às intervenções iniciais, seguiu-se uma visita guiada pelas obras dos quatro fotógrafos. O périplo terminou na Azenha de Santa Cruz, onde foi exibido um vídeo em que os artistas apresentam o seu trabalho e apresentado o catálogo da exposição, que estará patente até 27 de novembro.

O “Flâneur ao Centro” conta com o apoio à programação cultural em rede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e da Direção-Geral das Artes.

Última atualização: 10.11.2022 - 19:16 horas