Festas da Cidade 2006

01.12.2006

A 3.ª edição das “Festas da Cidade” realizou-se entre os dias 27 de Outubro e 11 de Novembro.
A grande novidade da iniciativa, em 2006, foi precisamente a sua duração (16 dias, mais 7 que no ano transacto), tendo começado no dia do padroeiro de Torres Vedras – S. Gonçalo de Lagos - (na respectiva Missa, a que se seguiu um jantar nos Claustros do Convento da Graça) e terminado no Feriado Municipal – 11 de Novembro, data dedicada a S. Martinho.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Miguel, o Programa das “Festas da Cidade” foi, como habitualmente “variado, procurando abranger um leque de interesses, o mais diversificado possível, condição essencial para gerar o agrado da população. Desde os eventos de cariz marcadamente popular, até aos mais eruditos, passando pelos dirigidos aos alunos das escolas, foram 16 dias de acontecimentos, destinados a proporcionar aos torrienses e visitantes um agradável período e que a Cidade merece. A autarquia teve, igualmente, a preocupação de não se limitar a alinhar uma série de acontecimentos festivos mas antes de os ligar por um fio condutor de alguma pedagogia e mostra da cultura torriense”.
De entre as iniciativas que foram levadas a cabo, destaque-se o “3.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras”, que trouxe ao concelho alguns dos melhores acordeonistas nacionais e mundiais.
Outro núcleo central das Festas prendeu-se com as acções relacionadas com a temática do Vinho, tendo, neste âmbito, sido levada a cabo uma Prova Cega de Vinhos, na Estação Vitivinícola Nacional de Dois Portos; a inauguração do Percurso Pedestre “Rota do Vinho e da Vinha”, na freguesia de Dois Portos; e o lançamento de um livro da autoria do Eng.º João Carvalho Ghira, intitulado “Entre o Mar e Montejunto – As Quintas e o Vinho”, editado pela Livraria “Livrododia”, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho. Associando a temática da vitivinicultura à gastronomia, realizou-se mais uma edição da “Festa das Freguesias”, na Expotorres.
No que se refere ainda à vertente musical, foram proporcionados espectáculos dirigidos a vários públicos, com grupos e artistas de qualidade, sendo de destacar a actuação de Martinho da Vila, no Pavilhão Multiusos; e os Concertos do Grupo de Câmara “Ensemble Darcos” (“A Invasão Sensual”) e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Teatro-Cine e na Igreja da Graça, respectivamente.
Também nesta área, realizou-se um Desfile de Bandas Filarmónicas do concelho, que culminou na execução da Marcha da Cidade, no Jardim da Graça, em Torres Vedras; a apresentação do CD relativo à categoria de “Voz” do Concurso “Novos Talentos 2006” e a gravação acústica dos 10 melhores temas das várias edições desta iniciativa, no Teatro-Cine; o “8.º Encontro de Bandas”, organizado pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, que decorreu nas ruas da Cidade e terminou com um Concerto na sede desta instituição; e o “VII Festival Nacional de Folclore”, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira”, no Pavilhão Multiusos.
O tradicional “Festival das Vindimas”, realizado neste último espaço, no decorrer do qual foi eleita a “Rainha das Vindimas” do município, foi outro dos pontos altos das “Festas da Cidade”.
De salientar, na componente lúdico-desportiva, o Passeio Turístico de Bicicleta (BTT e Estrada) que contou com o apoio das Quintas do Manjapão e da Viscondessa; o “1.º Raid das Linhas de Torres”, dinamizado pelo Académico de Torres Vedras; a Gincana de Tractores, realizada no Parque Regional de Exposições; e o “II Torneio de Golfe da Cidade de Torres Vedras”, organizado pela “Par3”, no Campo Real.
Na vertente cultural, merecem, também, destaque, a inauguração do Percurso “Dos Paços ao Castelo”, na zona histórica de Torres Vedras; a Estreia Mundial do Teatro “Pássaro de Papel”, no Teatro-Cine; a representação do Teatro “O Anel Mágico”, pela Companhia “Teatro da Rainha”, igualmente neste último local; o lançamento da revista literária “Sítio”, do Académico de Torres Vedras, na Expotorres; a inauguração da Exposição de Pintura e Escultura do mestre Gil Teixeira Lopes e de Matilde Marçal, no Edifício dos Paços do Concelho; o lançamento do livro “Poder e Família em Torres Vedras no Antigo Regime”, da autoria de Maria Natália da Silva, no Salão Nobre deste Edifício; a inauguração da Exposição de Fotografia “Às Portas do Castelo”, de Nanã Sousa Dias, que coincidiu com a abertura da Galeria “Dois Paços”; e o Colóquio “Nós, Portugueses, aqui e agora”, na Estação Vitivinícola Nacional de Dois Portos, que decorreu em paralelo com o Programa das “Festas da Cidade”.
Os mais “graúdos” não foram esquecidos neste evento, tendo sido reservado, especificamente para eles, uma “Festa Sénior”, no Parque Regional de Exposições.
A Sessão Solene do Feriado Municipal realizou-se, no dia 11 de Novembro, no Teatro-Cine, com uma actuação da Camerata Vocal de Torres Vedras.

Última atualização: 04.10.2022 - 15:10 horas