"Festas da Cidade" tiveram a sua décima edição

14.11.2013

As Festas da Cidade completaram a sua primeira década.

Entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro, Torres Vedras e o concelho voltaram a acolher estas festividades, realizadas sob a égide de S. Gonçalo de Lagos e de S. Martinho.

Por essa razão, e nomeadamente devido à ligação a este último santo, e à tradição vitivinícola do concelho, a temática central das Festas da Cidade voltou a ser o vinho, tendo nesse âmbito se levado a cabo um conjunto de iniciativas: o Festival do Vinho de Torres Vedras, a Final do Festival das Vindimas, a atividade S. Martinho, Compras e Vinho, o Passeio de BTT Rota das Adegas, o concerto de música clássica da Temporada Darcos na Adega Mãe transmitido pela Antena 2 e a instalação Jardim de Castas na Praça do Município.

O evento centrou-se de novo em duas iniciativas nucleares: o já consolidado Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo; e o espaço das “tasquinhas”, no Pavilhão Multiusos, que teve mais uma vez um programa de animação diário (do qual fez parte as “tardes de folclore”, concertos com grupos de baile e acordeonistas, entre outras propostas), para além da venda de artesanato e doçaria, e foi de novo complementado pelo referido festival e pelo Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras.

Na área da cultura, de mencionar destas festividades um conjunto de atividades, para além das já citadas, como o habitual desfile de bandas filarmónicas do concelho, inaugurações de exposições na Paços – Galeria Municipal (da instalação Verão Eterno, da autoria de André Trindade e Filipa Cordeiro, da exposição de pintura, relevos e instalação ROMA | AMOЯ, da autoria de Marga Diks, e da exposição coletiva de artes visuais do concurso Arte Jovem 013), bem como do Centro Interpretativo do Castelo de Torres Vedras, a emissão do programa da SIC Portugal em Festa a partir do Parque Regional de Exposições, e as mostras de filmes do concurso internacional de cinema de animação Bang Awards, em Torres Vedras e Lisboa.

Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, para além do mencionado passeio de BTT, o passeio de automóveis clássicos organizado pela Casa do Benfica de Torres Vedras, a entrega dos prémios do Campeonato Municipal de Atletismo (relativos à temporada 2012/013), um passeio noturno de bicicleta dinamizado pelo Clube Académico de Penafirme, a inauguração do percurso pedestre Rota dos Moinhos, o Torneio de Petanca Cidade de Torres Vedras levado pelo Grupo dos Amigos da Várzea, a 9.ª edição do Torneio de Golf Cidade de Torres Vedras promovido pelo Par3 e o Cross de Torres Vedras - 32.º Corta-Mato de Matos Velhos.

Saliente-se ainda que no início destas festas (Dia de S. Gonçalo de Lagos) teve lugar a habitual missa em honra deste santo, presidida este ano pelo Patriarca de Lisboa, o torriense Manuel Clemente; e no términus do evento realizou-se, como sempre, a Sessão Solene da Assembleia Municipal em que foram atribuídas as condecorações municipais.

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2013 foram organizadas pela Câmara Municipal, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e Fagor e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no seu site.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:06 horas