Finalistas do Jogo do Município visitaram a Adega Cooperativa de Carvoeira

19.10.2018

No âmbito da edição de 2017/2018 do Jogo do Município, os alunos das escolas finalistas visitaram ontem a Adega Cooperativa de Carvoeira. As propostas apresentadas nesta edição, subordinada ao tema “Património Cultural de Torres Vedras: como conhecer para preservar? Vamos descobri-lo?”, abordaram várias questões relacionadas com a promoção do território através do vinho e, por isso, o prémio atribuído aos finalistas inclui um conjunto de atividades relacionadas com essa temática.

Os 35 alunos e 4 professores, da Escola EB 2,3 S. Gonçalo, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, foram recebidos por um enólogo que explicou todo o processo de produção de vinho, desde a entrada dos tratores com as uvas até ao engarrafamento.

Seguiu-se uma visita à instalação artística “Common Grounds”, da autoria de Ayelen Peressini, implantada no antigo edifício do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, naquela adega. Integrada no “10.10.10 – Arte entre Cidades”, esta instalação é composta por três peças inspiradas nos materiais, formas e cores do espaço que criam uma instalação passável que leva os visitantes a explorar e a conhecer o edifício.

A atividade terminou com um almoço-convívio entre todos os alunos que integraram esta visita que contou, ainda, com a presença da vereadora de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

Recorde-se que o "Jogo do Município" é uma iniciativa destinada à comunidade escolar que pretende promover o debate e a participação cívica dos jovens através da simulação de um processo eleitoral, subordinado um tema específico. O concurso, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, inicia-se nos estabelecimentos de ensino e termina com a realização da Assembleia Final.

A próxima edição do Jogo do Município, 2018/2019, terá início brevemente com a realização das Assembleias Escolares.

Última atualização: 05.02.2019 - 18:36 horas