“Floresta nas Linhas 20.30” apoia arborização e rearborização do Concelho

28.08.2019

Paisagem rural da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões.

“Floresta nas Linhas 20.30” é o programa da Câmara Municipal de Torres Vedras que vai apoiar os munícipes no que toca à beneficiação, arborização e rearborização de 125 hectares do Concelho. O programa, aprovado esta terça-feira em Reunião de Câmara, contempla a plantação de cerca de 67 mil árvores e arbustos de espécies autóctones ao longo dos próximos cinco anos, apresentando um custo anual máximo de 20.000 euros.

Além de providenciar apoio técnico para elaboração do plano de gestão e licenciamento das arborizações e rearborizações, o apoio contempla o fornecimento de árvores e arbustos. Em causa estão espécies como pinheiro manso, sobreiro, carvalho-cerquinho, freixo, alfarrobeira, azinheira, zimbro, medronheiro e oliveira, que se alinham com o Plano Regional de Ordenamento Florestal de Lisboa e Vale do Tejo, assim como com o potencial socioeconómico da região.

Ao longo dos próximos cinco anos, o “Floresta nas Linhas 20.30” espera apoiar a instalação de 100 hectares de novos povoamentos e a beneficiação de 25 hectares de povoamentos de espécies autóctones existentes.

De forma a incentivar a manutenção aquando da instalação de povoamentos, o programa irá premiar os participantes que mantenham as suas plantações em bom estado. Mediante candidatura sujeita a aprovação, poderá ser atribuído um apoio ao longo dos primeiros anos de plantação que se divide entre 100 euros por hectar, nos primeiros três anos, e 75 euros por hectar, nos dois anos que se seguem.

No que toca à beneficiação de povoamentos de espécies autóctones existentes, o apoio a atribuir será de 200 euros por hectar, nos primeiros três anos, e 150 euros por hectar, nos dois anos que se seguem.

O programa irá contar, ainda, com uma área de demonstração de 11 hectares que se encontram em cinco zonas diferentes, distribuídos pelas freguesias de Ponte de Rol e Santa Maria, São Pedro e Matacães. Em causa estão terrenos municipais sob gestão da Câmara Municipal que têm povoamentos de eucalipto que serão, desta forma, reconvertidos em áreas de floresta autóctone.

O objetivo do “Floresta nas Linhas 20.30” passa por estimular a reconversão de povoamentos florestais mal-adaptados e a arborização de terrenos incultos com espécies autóctones. Pretende-se, ainda, apoiar a beneficiação de povoamentos de regeneração natural, contribuindo para o aumento da biodiversidade, a resiliência e a mitigação das alterações climáticas, com destaque para o aumento da capacidade de armazenamento de carbono no território.

Sublinhe-se que os espaços florestais (florestas e matos) representam cerca de 41% da área total do concelho de Torres Vedras.

Última atualização: 28.08.2019 - 17:37 horas