Formalização de Acordo de Parceria no âmbito da Segurança Rodoviária

16.12.2015

Foi hoje formalizado um Acordo de Parceria entre o Município de Torres Vedras, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e a “Eurosistra Portugal”, que estabelece os termos do restabelecimento das condições de segurança rodoviária e reintegração de matrizes ambientais, pós acidentes, ocorridos nas vias sob jurisdição do Município de Torres Vedras.

No Plano de Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015 estão definidas medidas destinadas a evitar a sinistralidade rodoviária e a diminuir as suas consequências, sendo os municípios agentes fundamentais na implementação de políticas locais de segurança rodoviária, como espelha a existência do Plano Municipal de Segurança Rodoviária. O Acordo hoje assinado vem neste sentido e visa a implementação de uma política local de prevenção e segurança rodoviárias, garantir um rápido restabelecimento da circulação rodoviária das vias municipais, em caso de sinistro automóvel, bem como a aplicação de conhecimentos na prestação dos serviços de restabelecimento da circulação através da utilização de meios que respeitem os princípios de defesa do ambiente.

O corpo de Bombeiros, no âmbito da sua missão de proteção e socorro de pessoas e bens, é frequentemente chamado a intervir nas vias municipais que integram o domínio público ou privado rodoviário do Município de Torres Vedras, em resultado de acidentes de viação. Neste sentido, a formalização deste acordo de parceria constitui uma mais-valia para o adequado desempenho deste desígnio, dado que a “Eurosistra Portugal” constitui uma entidade habilitada para, em situações pós acidente, proceder ao restabelecimento das condições de segurança rodoviária, designadamente, de limpeza, recolha de resíduos sólidos ou líquidos, respeitando as disposições legislativas em matéria ambiental.

Última atualização: 12.03.2020 - 13:52 horas