Fóruns do Plano Municipal do Ambiente terminaram

20.09.2005

Os Fóruns do Processo de Apoio à Implementação do Plano Municipal do Ambiente chegaram ao seu término no passado dia 17 de Setembro.
Subordinada ao tema "Ordenamento do Território", a acção realizada naquela data concluiu um Ciclo iniciado no dia 21 de Maio com o Fórum Global, a que se seguiram outros dois onde foram abordadas as temáticas "Resíduos Sólidos, Entulhos, Sucatas e outros resíduos" e "Linhas de Água e Recursos Hídricos" (18 de Junho); e "Educação Ambiental" e "Agro-pecuárias e Ambiente" (9 de Julho).
Terminada esta fase, a Universidade Nova de Lisboa vai colaborar com a Câmara Municipal na Estratégia de Implementação de Acções e Projectos, aconselhando sobre iniciativas inovadoras e sugerindo ajustamentos em outras, de forma a aumentar os benefícios ambientais, sociais e económicos das mesmas.
Próximo do final deste Processo, está ainda previsto a construção de um Painel de Indicadores Ambientais e de Qualidade de Vida para o concelho, o qual será uma ferramenta essencial, com vista a sistematizar e tornar visível a informação mais relevante para um desenvolvimento ambientalmente sustentável do município.
De realçar que, no âmbito dos Fóruns realizados, foi avaliado, pela primeira vez, em Portugal, o grau de implementação de uma "Agenda 21 Local", o que confere a Torres Vedras um carácter pioneiro nesta matéria.

Última atualização: 04.10.2016 - 19:16 horas