Frederico Figueiredo venceu pelo terceiro ano consecutivo o Troféu Joaquim Agostinho

07.07.2022

Imagem do pódio que consagrou o vencedor da prova

O mais célebre ciclista português de todos os tempos voltou a ser homenageado com a realização de um troféu a si dedicado.

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, estradas da região acolheram a realização do 45.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, competição na qual participaram 122 ciclistas (de 22 diferentes nacionalidades) pertencentes a 19 equipas (12 portuguesas e sete estrangeiras).

Referência para o facto de, ainda antes do início da prova, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, que acolheu o secretariado da mesma, ter sido visitado por comissários da FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo e da UCI – União Ciclista Internacional, acompanhados do diretor deste equipamento municipal, João Carriço.

Relativamente à prova em si, que se desenrolou ao longo de 477 km, com passagens pelo território de todos os municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Oeste, saliente-se um conjunto de momentos:

- o prólogo, realizado com partida e chegada no Turcifal, que foi ganho por um ciclista nascido em Torres Vedras - Tiago Antunes (Efapel Cycling);

- o início da primeira etapa, que aconteceu nos Arneiros (junto às novas instalações da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa), a qual levou o pelotão a passar por Brejenjas (localidade de onde era natural Joaquim Agostinho), por Santa Cruz e pelo Forte de São Vicente (onde se situou a primeira meta do prémio de montanha);

- o início da segunda etapa, que aconteceu na Atouguia da Baleia, em que se homenageou o ciclista cadavalense Micael Isidoro (ABTF Betão-Feirense), que detém o recorde de participações no Troféu Joaquim Agostinho (16), e que terminará este ano a sua carreira desportiva;

- o final da segunda etapa, em que os ciclistas percorreram o tradicional circuito de Torres Vedras, o qual inclui, recorde-se, as exigentes subidas ao Varatojo e à Serra da Vila, tendo, aquando da cerimónia de entrega de prémios, que se realizou perto da estátua de Joaquim Agostinho, se prestado uma outra homenagem, esta a Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), corredor que venceu o Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras em 2008 e também termina este ano a sua carreira desportiva;

- e a última etapa, que terminou no alto de Montejunto, e que consagrou Frederico Figueiredo como vencedor, pelo terceiro ano, e de forma consecutiva, do Troféu Joaquim Agostinho, o que se constitui como um feito inédito.

No pódio, este corredor da Glassdrive-Q8-Anicolor foi acompanhado de Joan Bou (Euskaltel-Euskadi), na segunda posição, e de Tiago Antunes, na terceira. Frederico Figueiredo venceu também o prémio de montanha e o dos pontos, tendo João Medeiros (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) e Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense), vencido, respetivamente, os prémios da juventude e das metas volantes. Em termos coletivos, o 45.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho foi ganho pela Caja Rural-Seguros RGA.

Recorde-se que este grande prémio de ciclismo é organizado pela União Desportiva do Oeste, em estreita parceria com a Câmara Municipal.

Mais informação sobre o Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho pode ser consultada na página de Facebook do evento.

Última atualização: 08.07.2022 - 11:01 horas