Torres Vedras

Grupo Barraqueiro testa autocarro 100% elétrico em Torres Vedras

11.10.2019

Imagem em que se vê o autocarro a estacionar na Avenida 5 de Outubro, perante as pessoas que marcaram presença na apresentação do autocarro.

O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras. O autocarro foi apresentado esta sexta-feira no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da empresa industrial francesa que desenvolveu o autocarro.

“O Município de Torres Vedras tem vindo a apresentar um conjunto de ações relacionadas com o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável – PAMUS e isto acaba por ser complementar” afirmou Hugo Lucas. “Todos estes planos, nomeadamente o Plano de Mobilidade e Transportes, o PAMUS, aquilo que visam acima de tudo é a melhoria da qualidade de vida da nossa população” concluiu.

Até à próxima segunda-feira, os passageiros da Linha Azul dos Transportes Urbanos de Torres Vedras – TUT têm a oportunidade de viajar num dos mais avançados autocarros elétricos.

Inspirado nos elétricos da marca, o veículo tem 12 metros de comprimento, capacidade de transporte de 95 passageiros e uma autonomia de 200 quilómetros. No interior, o veículo apresenta uma superfície de 20 m² em que os passageiros poderão circular, podendo contemplar, no máximo, três portas duplas de cada lado. A sua estrutura modular permite que a disposição interior seja alterada de acordo com as necessidades.

Uma das inovações passa pelo facto de o autocarro apresentar quatro rodas direcionáveis que irão permitir, ao fazer uma curva, que se ocupe menos 20% da superfície do asfalto do que um autocarro convencional. O veículo requer, por isso, menos espaço, prometendo contribuir para uma mudança na mobilidade urbana: o espaço necessário para a realização da manobra de paragem ou estacionamento, por exemplo, será reduzido, poupando espaço equivalente a dois carros (em estacionamento paralelo).

Sublinhe-se, ainda, que através do seu sistema de assistência ao estacionamento, o veículo fica completamente alinhado com os passeios.

 

Um autocarro inovador

O Grupo Barraqueiro testará também a operacionalização de uma solução elétrica com carregamento de oportunidade. Este tipo de carregamento rápido, entre circulações, permite estender a autonomia operacional da viatura, sem a penalização de eficiência, peso e investimento associados a veículos elétricos “tradicionais” com autonomia equivalente.

Os testes realizados no concelho de Torres Vedras irão permitir uma comparação direta com ensaios realizados com outros modelos, inserindo-se no trabalho desenvolvido pelo Município em torno da mobilidade sustentável. O PAMUS, por exemplo, tem como princípios a melhoria da qualidade de vida urbana, das condições de saúde e bem-estar e da qualidade ambiental geral, bem como promover a sustentabilidade económica das redes e sistema de mobilidade.

Já em 2017, Torres Vedras acolheu a realização do Fórum CIVITAS, a conferência europeia na área de mobilidade. Sublinhe-se que Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, integra o Conselho Consultivo Político CIVITAS.

Esta demonstração marca a aposta pioneira do Grupo Barraqueiro, iniciada já em 2014, nos modelos elétricos em serviço público regular e junta-se, assim, ao extenso conjunto de testes a soluções de mobilidade elétrica disponibilizados pelos mais diversos construtores mundiais.

De acordo com Laurinda Martins, “o Grupo Barraqueiro tem feito uma aposta estratégica na mobilidade sustentável, na qual se inserem os testes com este autocarro elétrico, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, que está muito à frente de outros municípios no que diz respeito à mobilidade sustentável. A vasta experiência no teste e utilização de soluções de mobilidade sustentável permitirão ao Grupo Barraqueiro propor, para cada realidade, a melhor solução de mobilidade de acordo com as exigências do processo de contratualização das redes públicas de transporte de passageiros”.

Estas iniciativas enquadram-se no crescente compromisso do Grupo Barraqueiro em adotar soluções de mobilidade inovadoras, eficientes e sustentáveis.

voltar ao topo ↑