Torres Vedras

Grupo Luís Vicente

01.11.2014

Luís Vicente

O Grupo Luís Vicente, uma entidade empresarial de raiz familiar, que se constitui atualmente como a maior comercializadora de fruta do país, nasceu há cerca de 50 anos na Freixofeira.

Operando desde o início no setor das frutas e legumes, a sua empresa-mãe deu o primeiro grande passo em 1974 ao construir o seu primeiro armazém, naquela localidade da freguesia do Turcifal. Em 1999 adquire uma central fruteira, em Sobral (Lourinhã), e também nesse ano dá-se o arranque do projeto de produção na Herdade de Penique, em Ferreira do Alentejo.

As frutas e os legumes portugueses distinguem-se pela sua qualidade

Manuel Évora

Para além de ir criando estruturas logísticas em vários locais do país, a empresa Luís Vicente foi-se internacionalizando, o que levou a que na década transata fosse dando origem a outras empresas, dedicadas à comercialização e nalguns casos também à produção de fruta: a Plump Brasil, a Plump Costa Rica, a Plump Espanha, a Plump Fruits BV (Holanda), a Plump Angola e mais recentemente a Nuvi Fruits - cujas instalações se situam junto às da Luís Vicente, SA, destinando-se à produção de fruta fresca cortada (cerca de 5 mil toneladas por ano), o mais recente investimento do grupo, que ascendeu a 2 milhões de euros.

À medida que o Grupo Luís Vicente foi crescendo, foi obtendo certificações internacionais relacionadas nomeadamente com a qualidade e a segurança alimentar.

Luís Vicente

A produção nacional do Grupo Luís Vicente é proveniente principalmente da Globalfruit (uma organização de produtores constituída por 126 associados, que representam uma área de produção de 466,5 ha, distribuídos por vários pomares da região Oeste), bem como da referida herdade no Alentejo (que abrange uma área de cerca de 200 ha). O grupo possui também áreas de produção no Brasil e na Costa Rica. A central do Sobral é o local onde a fruta do mesmo é preparada para exportação, sendo as instalações da Freixofeira direcionadas para a distribuição nacional.

Anualmente o Grupo Luís Vicente comercializa cerca de 50 mil toneladas de frutas e legumes, sendo responsável pela produção de aproximadamente 15 mil toneladas de fruta em Portugal (sendo de destacar a pera rocha, para além de maçã, ameixa, pero, pêssego, nectarina, diospiro e marmelo) e cerca de 20 mil toneladas no estrangeiro (de abacaxi, mandioca, manga, papaia, lima e mamão).

Aproximadamente 60 % dos produtos do grupo são comercializados no estrangeiro, em cerca de 40 países de quase todos os continentes, sendo de destacar os mercados de Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Canadá, Brasil, Marrocos, Cabo Verde e Angola.

A próxima grande aposta do Grupo Luís Vicente passa pela fruta crocante cuja produção arrancará por volta de 2016 quando forem concluídas as novas instalações da Nuvi Fruits, na Freixofeira, estimando-se que nas mesmas se venha a transformar 25 mil toneladas de fruta por ano, o que deverá corresponder a 8 milhões de embalagens. Este investimento aumentará, de resto, a necessidade de compra de fruta na região. De referir também que a capacidade de conservação de fruta será aumentada na unidade do Sobral para além da produção em Portugal, no Brasil e na Costa Rica. A fruta crocante, que já é comercializada pelo grupo, tem a vantagem de ter um prazo de validade bastante longo (cerca de um ano), o que oferece óbvias vantagens em termos de comercialização nomeadamente no mercado internacional. O Grupo Luís Vicente tem inclusivamente investido em equipamentos que permitem aumentar o prazo de validade da fruta, para além de ter implementado técnicas para garantir a sua qualidade. O futuro do mesmo passará em grande medida pela especialização e inovação. 

Luís Vicente 

De referir ainda que é prática comum do grupo estar presente em feiras internacionais. A sua atividade carateriza-se também por rigorosas preocupações ambientais, para além de realizar ações de caráter social.

Luís Vicente, The Fruit you Love…

  • Nome: Grupo Luís Vicente
  • Localização: Estrada Nacional n.o8, Km 36 – Freixofeira
    2565-733 Turcifal - Torres Vedras
  • Fundação: década de 60
  • Área de atividade: comércio e produção de frutas e legumes
  • Faturação anual: cerca de 60 milhões de euros
  • Administrador executivo: Manuel Évora
  • Contactos: 261 950 450 | www.luisvicente.eu