Grupo Paulo Duarte

01.07.2012

O Grupo Paulo Duarte, sediado no concelho e originário do mesmo, é uma referência ibérica e cada vez mais até europeia na área do transporte.

Este grupo teve origem numa empresa de raiz familiar, criada em 1967 por José Paulo Duarte (que iniciara a sua atividade como transportador rodoviário em nome individual em 1946), chamada Transportes Paulo Duarte, Lda, que viria a especializar-se no transporte de produtos alimentares líquidos em cisterna, estendendo, contudo, posteriormente, as suas áreas de atuação para o transporte de mercadorias perigosas em cisterna e carga geral. Expandindo progressivamente a sua atividade e a diversidade dos seus serviços, passaria na década de 90, depois de se juntar a uma outra empresa do respetivo ramo, a disponibilizar aos seus clientes o “outsourcing de transportes”, oferecendo praticamente toda a logística de distribuição de mercadorias. Em 1999 o Grupo Paulo Duarte inaugurou as suas novas instalações, entrando cinco anos mais tarde no mercado do transporte de mercadorias perecíveis e procedendo a uma renovação da sua frota. Integrando entretanto outras empresas de transportes, o referido grupo passaria em 2007 a fazer parte do grupo europeu de empresas de transportes Tankceu, tornando-se assim o primeiro e único representante de Portugal no mesmo por manter os mais altos padrões de qualidade e de segurança. De salientar que o Grupo Paulo Duarte é reconhecido como parceiro comercial prioritário na carga geral e na carga de produtos perecíveis a temperatura controlada (Acordo ATP).

Faz ainda a distribuição porta-a-porta do Continente On-Line

Atualmente este grupo integra sete empresas de transporte que contam com uma frota de cerca de 600 viaturas e 650 reboques e com mais de 670 motoristas. O mesmo possui atualmente escritórios e parques em Torres Vedras, Azambuja, Setúbal, Matosinhos, Lamego, Huelva e Almendralejo; oficinas em Torres Vedras, Matosinhos, Azambuja e Lamego;e estações de lavagem e de desinfecção de cisternas em Torres Vedras e Lamego. Está também em fase de início de atividade em Moçambique. De salientar que o Grupo Paulo Duarte conta com certificações ao nível da gestão de qualidade e na área do transporte e lavagem de cisternas.

De referir que o mesmo alargou nos últimos anos a sua atividade à área da agricultura – estando envolvido na Abrunhoeste, Confraria da Horta e Sociedade Agrícola da Quinta de Malpique -, sendo ainda detentor de uma estação de abastecimento de combustíveis e de uma empresa de pneus.

A formação dos seus colaboradores é uma das grandes apostas do Grupo Paulo Duarte que a faz internamente e recorrendo a entidades externas.

Esta entidade empresarial demonstra também preocupações ambientais, tendo, por exemplo, aderido ao Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados. Neste capítulo, de referir que faz parte, tal como a Câmara Municipal, da rede Ecos, uma entidade de apoio à promoção e ao desenvolvimento de atividades no domínio da energia e construção sustentáveis.

É também prática deste grupo apoiar coletividades e outras entidades locais.

Nome: Grupo Paulo Duarte

Localização: Estrada Nacional n.o 8, km 52 – Ameal - 2565-641 Ramalhal, Torres Vedras

Início de atividade: 1946

N.º de funcionários: Cerca de 850