Grupo Santos & Santos

01.09.2014

Logotipo Santos & Santos

O grupo Santos & Santos nasceu em 1977, a partir de uma empresa fundada por dois irmãos, Armando e Adílio dos Santos.

Iniciando a sua atividade com uma vinha de meio hectar, na zona de Ribeira de Pedrulhos, a empresa Santos & Santos foi aumentando a sua área de exploração ao longo do tempo e juntando-se a outras empresas: Quinta da Cidadoura, Herdade da Fonte Coberta e Viticarvalhal. Atualmente o grupo Santos & Santos é proprietário de cerca de 400 hectares de vinha (aproximadamente 250 localizam-se na zona de Évora onde tem uma adega própria e o restante no concelho).

Há cerca de vinte anos os produtores de vinho do concelho apenas pensavam na quantidade

Francisco Santos

O último grande passo deste grupo empresarial prendeu-se com a criação de novas e modernas instalações, situadas entre a Fonte Grada e as Palhagueiras (na freguesia da Ponte do Rol), um investimento que ascendeu a 3,5 milhões de euros. Neste novo equipamento engarrafa-se e embala-se vinho, sendo aí toda a produção do grupo preparada para a distribuição. Estas instalações têm ainda funções administrativas, acolhendo a sede social do grupo Santos & Santos. Este investimento proporcionou ao mesmo condições logísticas que o permitirão apostar na exportação e na certificação de qualidade máxima que espera vir a ter a curto prazo.

Atualmente as empresas do grupo Santos & Santos transformam anualmente cerca de 4 milhões de quilos de uva e compram ainda vinho (a produtores particulares e adegas cooperativas), comercializando aproximadamente 8 milhões de litros de vinho por ano. Produzem vinhos tintos (cerca de 90%), brancos e rosés. Destaque-se do seu leque de marcas os vinhos de Lisboa Adega do Moleiro (tinto e branco) e Josel (tinto, branco e rosé), bem como os alentejanos Ouro do Monte (tinto e branco) e Bolota Dourada (tinho e branco). Alguns vinhos deste grupo já receberam prémios em concursos nacionais e internacionais (realizados na Espanha, França, Bélgica, Inglaterra e China).

O grupo Santos & Santos comercializa o seu vinho em todo o país e cerca de 30% do mesmo é exportado (principalmente para os países lusófonos, Camarões, França, Alemanha, Suíça, Polónia, Rússia, China e Japão). Espera que no próximo ano a sua fasquia de exportação chegue aos 50%, contando também entrar no mercado de novos países.

Sem nunca esquecer a tradição no fabrico do vinho, tem vindo a apostar na evolução e modernização, investindo em novas técnicas e equipamentos e aplicando uma exigente politica de segurança alimentar.

A qualidade dos vinhos portugueses é reconhecida no estrangeiro, mas é necessário maior trabalho de divulgação

Francisco Santos

De referir ainda que este grupo aposta na formação dos seus funcionários.

Santos & Santos… Grandes vinhos!...

B.I. DA EMPRESA

• Nome: Grupo Santos & Santos
  • Localização: Rua Francisco Pombo Sobrinho, N.o 66 Alto do Seixinho - EM 1055 Ponte do Rol 2560-112 Torres Vedras