Herança judaica foi o tema central do "Turres Veteras"

22.05.2012

Imagem do concerto de Mor Karbasi

O tema escolhido para a 15.ª edição do consagrado encontro de História Turres Veteras recaiu sobre “Judiarias, Judeus e Judaísmo”.

Por essa razão a sessão de abertura do evento, que teve lugar no dia 17 de maio no Teatro-Cine, contou com a presença do embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, para além da do presidente da Rota Sefarad – Rede de Judiarias de Portugal, António Manuel Ribeiro. De salientar que essa sessão foi abrilhantada com um concerto da cantora israelita Mor Karbasi, que deu a conhecer a música dos judeus exilados de Espanha dos século XV e XVI.

No 15.º Turres Veteras, que prosseguiu nos dias 18 e 19 de maio, no Edifício dos Paços do Concelho, 20 oradores abordaram o referido tema sob diversas perspetivas (local, regional, nacional e global). O evento chegou ao fim com o lançamento das atas da sua anterior edição (neste caso, Turres Veteras XIV: História da Saúde e das Doenças).

Recorde-se que o Turres Veteras é considerado o melhor encontro nacional de História organizado anualmente e subordinado a um tema, que é sempre pertinente para o estudo da identidade e da memória do concelho, da região e do país.

A edição de 2012 deste encontro foi organizada pela Câmara Municipal e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a parceria da Rede de Judiarias de Portugal e da Cátedra de Estudos Sefarditas e contou com o apoio do Ô Hotels & Resorts e o Alto Patrocínio da Presidência da República.

As próximas edições do Turres Veteras terão como temas "O Imaginário" e "Ceuta e a Expansão Portuguesa".

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas