História e contemporaneidade celebradas no Dia Nacional das Linhas de Torres

26.10.2021

Fotografia de uma das atuações culturais no Palácio Nacional de Mafra.

O Dia Nacional das Linhas de Torres assinalou-se na passada quarta-feira, dia 20 de outubro. As comemorações decorreram no Palácio Nacional de Mafra, numa sessão organizada pela Rota Histórica das Linhas de Torres.

No âmbito da cerimónia, foram atribuídos os prémios da primeira edição do “Wellington Honour”, distinguindo entidades que se destacaram pelo seu trabalho em áreas como o turismo, a cultura, o ambiente e a acessibilidade.

Coube ao presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, ao presidente e à vice-presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino e Ana Umbelino, e aos membros da direção da Rota, António Felgueiras e Rute Miriam, entregar os prémios às seguintes entidades:

• Accessible Portugal (categoria Acessibilidade e Inclusão)
  • Associação de Defesa do Ambiente de Loures (Ambiente e Sustentabilidade)
  • Associação 13 de Setembro de 1913 (Cultura e Criatividade)
  • Clube de Atividades ao Ar Livre (Desporto e Aventura)
  • Friends of the Lines of Torres Vedras (Promoção e Divulgação)

As comemorações contaram, ainda, com o bailado Invasão, com coreografia de Susana Galvão Teles e música de Abel Chaves, que evocou o dia a dia e a resistência do povo português na época das Invasões Francesas. Seguiu-se o espetáculo Batalha Musical: Bonaparte vs Wellington, que nasceu da seleção das músicas favoritas de duas figuras que marcaram aquele período da história.

Última atualização: 26.10.2021 - 12:42 horas