Iluminações de Natal foram inauguradas em Torres Vedras

28.11.2022

Imagem da alocução da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues

A magia natalícia está de regresso a Torres Vedras!

As iluminações e as decorações de Natal já estão a embelezar a Cidade, uma iniciativa que pretende levar a população a envolver-se no espírito da quadra natalícia, estando para esse efeito a ser também, complementarmente, proporcionada música ambiente alusiva à mesma na zona central da Cidade.

As iluminações de Natal foram inauguradas em Torres Vedras na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, num ato que teve lugar na Praça 25 de Abril, e que contou com uma considerável afluência popular, até pelo facto de nesse espaço estar a decorrer o Mercado de Natal (que este ano tem uma maior dimensão), uma outra iniciativa enquadrada na campanha “Este Natal compre no comércio tradicional”, que é organizada pela Câmara Municipal em parceria com a ACIRO (Associação Comercial Industrial e Serviços da Região Oeste). Naquele ato inaugural a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, explicou que o sistema de iluminações de Natal instalado em Torres Vedras tem em conta preocupações de poupança energética, pelo que para o mesmo se optou pela utilização de tecnologia led, bem como por um horário de funcionamento mais reduzido (18h00 às 24h00). Refira-se que as iluminações da campanha “Este Natal compre no comércio tradicional” abrangem também a zona central de Santa Cruz. Como novidade, nesta época natalícia, relativamente às iluminações públicas de Natal de Torres Vedras e Santa Cruz, refira-se as que foram instaladas na Praça 25 de Abril, no Castelo, no Forte de S. Vicente e no Largo Jaime Batista da Costa. Já no que concerne às decorações relacionadas com a campanha “Este Natal compre no comércio tradicional”, destaque-se as árvores de Natal de grande dimensão que estão instaladas no Largo de S. Pedro e na Rua António Palha Figueirôa Rego.

Segundo explicou ainda a presidente da Câmara Municipal no ato inaugural das iluminações de Natal em Torres Vedras, com as diversas iniciativas da referida campanha pretende-se fazer lembrar os valores característicos da época natalícia - nomeadamente os da amizade, da partilha, da solidariedade -, os quais devem, de resto, na opinião de Laura Rodrigues, estar presentes durante as restantes épocas do ano, nomeadamente para os torrienses.

Findo o referido ato inaugural decorreu, pela zona histórica da Cidade, um desfile performativo, a cargo dos Sr.s do Gelo.

Esse desfile foi apenas a primeira ação de animação itinerante da campanha “Este Natal compre no comércio tradicional” realizada na zona histórica da Cidade. Até 6 de janeiro, nesta zona da Cidade, outras ações itinerantes de caráter teatral e musical acontecerão, no âmbito de um vasto programa que inclui também, por exemplo, desfiles de Natal pelas várias freguesias do Concelho, atuações musicais e atividades de leitura também em diversas localidades, exposições, teatros, oficinas e até uma Aldeia Nenuco!

De referir ainda que na próxima 5.ª feira, dia 1 de dezembro, pelas 10h00, terá lugar a chegada do Pai Natal a Torres Vedras, num périplo que terá início no Largo de S. Pedro. Esta personagem incontornável da época natalícia estará este ano em Torres Vedras num local de maior centralidade (na Praça 25 de Abril), nos dias 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 17 e 18 de dezembro, para ajudar aos preparativos da noite mais aguardada do ano.

Mais informação sobre a campanha “Este Natal compre no comércio tradicional” pode ser obtida no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 29.11.2022 - 12:14 horas