Implementação do Plano Municipal de Ambiente

28.02.2005

A Câmara Municipal vai levar a cabo, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), o Processo de Implementação do Plano Municipal de Ambiente (PMA) - "Torres XXI".
Uma vez elaborado o referido Plano e apresentado em Sessão Pública, a sua concretização constitui um desafio a encarar com empenho pela autarquia, que pretende rentabilizar o trabalho já realizado, de características profundamente participativas, e portador de elevadas expectativas por parte dos principais actores locais e de todos os participantes em geral.
Embora a Câmara Municipal seja o elemento fundamental e decisivo neste Processo, é desejável que também outros intervenientes possam colaborar a este nível, pelo que se promoverá a formação de parcerias para a acção.
A metodologia e âmbito do trabalho a levar a cabo compreende quatro tarefas principais: a elaboração de um balanço do PMA, desde 2001 até ao momento presente; a dinamização do processo participativo da sociedade civil e dos vários actores institucionais, através da criação de um "Fórum para a Sustentabilidade"; a colaboração da FCT/UNL com a Câmara Municipal na estratégia de implementação de projectos e acções específicos; e a proposta de um conjunto de indicadores sobre Ambiente e Qualidade de Vida no concelho, de forma a permitir monitorar a sua evolução nessa vertente.
Neste âmbito, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Miguel, assinou no passado dia 25 de Fevereiro, um Protocolo de Colaboração com a FCT/UNL, que vigorará durante um período de 15 meses.

Última atualização: 03.03.2016 - 16:52 horas