Inaugurada escultura de homenagem aos atletas da Luta Greco Romana de Runa

28.03.2023

Fotografia da escultura de homenagem aos atletas cam

Os atletas campeões da Luta Greco Romana do Grupo Desportivo de Runa, que conquistaram sete campeonatos nacionais (1966-1973), foram homenageados com uma escultura, implantada na Rotunda da Espera, na Estrada Nacional 9. A cerimónia de inauguração realizou-se no dia 26 de março, com a presença de dezenas de runenses.

A cerimónia teve início com o descerramento da placa de homenagem, realizado pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, pelo presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, João Tomaz, pelo deputado municipal e mentor desta homenagem, José Vale Paulos, e pelo autor da escultura, Rogério Abreu.

Na sua intervenção, o artista torriense Rogério Abreu destacou a importância desta obra enquanto elemento que perpétua a memória, que “é aquilo que nos faz enquanto região, que nos dá força de identificação enquanto povo e que dá força, também, aos mais novos para seguirem caminho”.

O deputado municipal José Vale Paulos foi quem propôs à Assembleia Municipal de Torres Vedras, na reunião de 24 de julho de 2020, a criação desta obra, que foi aprovada e, posteriormente, concretizada pela Câmara Municipal. Na cerimónia de inauguração, José Vale Paulos deixou um agradecimento aos atletas “que representaram o Grupo Desportivo de Runa, com particular destaque ao seu mentor, grande líder e treinador que foi Rui Margaça, bem como aos destacados dirigentes que possibilitaram os valiosos resultados sempre com poucos recursos”.

“Creio que este é o ano de Runa” afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, acrescentando que este ano o território de Runa será palco de diversas atividades. A inauguração desta escultura é “o cumprimento de uma expectativa que os runenses tinham” e “uma homenagem muito bonita e muito merecida àqueles que realmente levaram o nome de Runa, de Torres Vedras, e do Grupo Desportivo de Runa a todo o país”, referiu Laura Rodrigues.

O programa comemorativo continuou no Pavilhão Gimnodesportivo de Runa, com a inauguração da exposição fotográfica Grupo Desportivo de Runa e suas gentes e uma homenagem aos atletas e dirigentes campeões da Luta Greco Romana.

Última atualização: 28.03.2023 - 15:46 horas