Iniciativa voltou a promover o empreendedorismo em Torres Vedras

30.03.2022

Imagem da conferência

A “Semana INOV-E - Empreender em Torres Vedras” teve a sua sétima edição, entre os dias 14 e 21 de março.

Os primeiros dias da iniciativa foram destinados à comunidade escolar, tendo nesse âmbito se levado a temática do empreendedorismo a entidades de ensino, com uma aproximação ao tecido empresarial local, bem como a programas de apoio existentes para quem quer iniciar o negócio. As sessões de esclarecimento proporcionadas envolveram 140 participantes (da Escola Secundária Madeira Torres, da Escola Secundária Henriques Nogueira, da ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste e do núcleo de formação de Torres Vedras do Instituto Politécnico de Leiria).

Já nos dias 17, 18 e 21 de março, no âmbito da “Semana INOV-E”, foi dinamizado um conjunto de atividades destinado a empreendedores, investidores e ao tecido empresarial local.

Uma delas foi um workshop que decorreu no Espaço Primavera, neste primeiro dia, o qual teve como temática central “Criar uma Ideia de Negócio”, em que: Paulo Silva, da Escola Superior de Artes e Design (das Caldas da Rainha), numa abordagem a “Ideias de Negócios”, explicou o que ter em conta para o processo criativo de um produto/serviço e validação do mesmo; Maria João Santos e Pedro Sebastião (do AUDAX_ISCTE) focaram “O Modelo de Negócios”, através do Business Model Canvas; Marcos Henriques (do Instituto de Marketing Research) apresentou ferramentas de apoio relacionadas com a “Análise de Mercado”; e Homero Cardoso (da Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro) relevou a importância das “Redes de contactos e Transferência de Conhecimento”. Posteriormente, um momento de “Inspiração”, com partilhas de experiências de empreendedores locais: Pedro Brasil, da PIXAIR (projeto incubado no TORRES INOV-E), Ana Gonçalves (consultora de negócios de Saúde) e Sofia Catarino (da Pegada Verde). Esta conversa foi moderada por Francisco Ferraz (do Instituto Politécnico de Leiria). O inicio do negócio, a sua evolução e as constantes adaptações às necessidades do mercado foram alguns dos temas chave partilhados.

“De Ideia(s) a Empresa” foi o tema central do workshop realizado no dia 18 de março no âmbito da “Semana INOV-E”. No período da manhã as atividades desse workshop decorreram no Torres Vedras LabCenter, onde: Raquel Luz (da Agência Investir Torres Vedras) explicou como “Criar um negócio”; Silvana Silva (do TORRES INOV-E) apresentou algumas dicas para criar uma “Presença Digital Relevante”; e Filipe Lacerda (da empresa Lusolabs) realizou uma abordagem aos“Prós e Contras da presença Online”, focando o tema da cibersegurança e apresentando as vantagens e desvantagens de se ter presença online. No período da tarde tiveram lugar duas sessões online: uma em que João Mouga Vieira (consultor externo da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários) abordou “Planeamento e Gestão do Tempo” como ferramenta de trabalho; e uma outra em que João Rodrigues (da Área de Instrumentos Financeiros e Transmissão Empresarial do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação) apresentou “Boas Práticas de Gestão Financeira”.

A sétima edição da “Semana INOV-E” chegou ao seu término no dia 21 de março, com a realização, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, de uma conferência que teve como tema “Consolidar e Construir o Futuro”. Nesta atividade foram apresentadas as seguintes comunicações: “O papel dos novos negócios na dinamização dos territórios”, por Marta Miraldes (da SBI Consulting); “O desafio das empresas familiares”, por Miguel Dias Fernandes (da PWC Portugal); “Internacionalização e procura de novos mercados”, por Fernando Quintas (da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal); e “Iniciativas de Apoio ao Empreendedorismo e à Inovação Empresarial”, porJosé Vale (diretor de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação).

Recorde-se que a realização da “Semana INOV-E” decorre da dinamização do "TORRES INOV-E", um programa de empreendedorismo com uma aposta clara na Economia baseada no Conhecimento, que acolhe projetos e negócios assentes em ideias novas e diferenciadoras. Criado pela Câmara Municipal e pela Associação Estufa - Plataforma Cultural, agrega atualmente cerca de 35 empresas nos seus diferentes eixos de atuação.

Última atualização: 31.03.2022 - 10:49 horas