Instalação de 11 bikestations na Cidade de Torres Vedras

22.04.2013

No âmbito da estratégia de Mobilidade adotada pelo Município de Torres Vedras, bem como da implementação da rede de bicicletas de uso partilhado - Bikesharing, com a qual se pretende permitir uma ligação entre vários pontos de interesse e constituir uma alternativa às deslocações em que se utilizam veículos motorizados, estão a ser instaladas 11 bikestations (parqueamentos para bicicletas) na Cidade de Torres Vedras, nomeadamente:
- Escola Henriques Nogueira;
- Avenida 5 de Outubro, junto ao Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras;
- Estacionamento de Santiago, na Rua Serpa Pinto;
- Mercado Municipal de Torres Vedras;
- Terminal Rodoviário;
- Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras;
- Escola Madeira Torres;
- Escola de S. Gonçalo;
- Parque Verde da Várzea, junto à estátua de homenagem a Joaquim Agostinho;
- Expotorres;
- Arena Shopping.

Cada bikestation tem capacidade para 10 bicicletas de utilização pública, que receberão o nome de "Agostinhas", numa clara homenagem ao grande atleta/ciclista torriense Joaquim Agostinho, e que se espera que entrem em circulação já no mês de junho.

Os espaços de parqueamento para bicicletas, agora em instalação, constituem uma infraestrutura fundamental à implementação desta rede de uso partilhado com a qual se pretende motivar os cidadãos a utilizar este meio complementar/alternativo de transporte.
Todo o sistema de equipamentos, que inclui as bikestations, 260 bicicletas convencionais, 30 bicicletas elétricas e software de gestão, teve um valor de concurso de 354 478,00 €, que é comparticipado a 70% pelo QREN-POVT (Quadro de Referência Estratégico Nacional - Programa Operacional de Valorização do Território).

Última atualização: 24.04.2013 - 14:02 horas