Instalações provisórias da Biblioteca Municipal

01.05.2015

Planta das Instalações

A Biblioteca Municipal vai ser transferida em breve para o histórico edifício das Moagens Clemente, localizado no Largo Dr. Justino Freire, em Torres Vedras (perto da Igreja de Santiago), onde até há poucos anos funcionou o CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica).

A relocalização da Biblioteca Municipal insere-se numa lógica de revitalização do centro histórico de Torres Vedras, mediante a ocupação de edifícios devolutos com utilizações de uso público e atividades culturais.

A mudança de local deste equipamento cultural permitirá que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento venham a funcionar a breve prazo no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal.

Futuramente a Biblioteca Municipal terá a sua localização definitiva no espaço do atual Parque de Estacionamento de Santiago (perto da sua localização provisória), num edifício a construir de raiz.

As instalações provisórias da Biblioteca Municipal organizar-se-ão em vários pisos: o piso térreo será um espaço de acolhimento ao visitante onde funcionará uma livraria para a venda de edições locais e edições de interesse para o concelho; o primeiro piso foi concebido como espaço expositivo e de cafetaria self-service, com vocação para receber eventos de caráter cultural e de promoção da ligação entre a comunidade literária e os leitores; o segundo piso terá como ponto central um espaço de receção onde se processão os empréstimos domiciliários, sendo também constituído por um espaço para os periódicos, salas de leitura, espaços infanto-juvenis e área multimédia, para além de por instalações sanitárias e áreas de serviço; no terceiro piso concentrar-se-ão os espaços de leitura de adultos, estando também prevista uma área de trabalho com computadores.

Pelas caraterísticas espaciais e de iluminação natural dos espaços mais qualificados do edifício das antigas Moagens Clemente, esta mudança representa uma melhoria das condições para os utilizadores da Biblioteca Municipal.

• Área: 1500 m2
  • Valor estimado: 149 mil euros