Jardins de infância de Torres Vedras assinalaram Dia Internacional do Brincar

01.06.2021

Fotografia em que se vê três crianças a pintar com pincéis.

O Dia Internacional do Brincar, que se assinalou no passado dia 28 de maio, foi celebrado nos jardins de infância do concelho de Torres Vedras da melhor forma, com as crianças a sair à rua para brincar. Foi desta forma que os estabelecimentos de educação pré-escolar responderam ao desafio lançado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, desenvolvendo atividades ao ar livre.

Cerca 500 crianças de 22 grupos de pré-escolar dos jardins de infância dos 4 agrupamentos de escolas participaram nas atividades, que se basearam no “Moving and Learning Outside” e nos materiais que resultaram deste projeto. Em causa está um conjunto de recursos didático-pedagógicos com 12 atividades que promovem a prática do ensino ao ar livre através de uma abordagem que conjuga o brincar e a atividade física.

O objetivo passou por criar novos ambientes de brincadeira com novas possibilidades de ação: brincar espontâneo com materiais soltos (tanto naturais como reciclados) e em espaços permanentes de baixo custo, contacto com elementos naturais, utilização e exploração de espaços exteriores aos jardins de infância, refeições ao ar livre, exercícios de atividade física e atividades centradas no processo criativo e na autoexpressão.

Última atualização: 01.06.2021 - 18:31 horas