Jornadas Europeias do Património contaram mais uma vez com a adesão da Câmara Municipal

03.10.2012

Imagem da vindima realizada na Quinta do Castelão

Aproximar o público ao património cultural, realçando a importância do mesmo enquanto memória e documento da História e do desenvolvimento das sociedades e, ainda, o seu papel para a construção do futuro foi este ano o objetivo das Jornadas Europeias do Património que se subordinaram à temática O Futuro da Memória.

A Câmara Municipal associou-se mais uma vez à iniciativa, que decorreu entre os dias 28 e 30 de setembro, com um conjunto de ações que se destinaram a diferentes públicos.

Para a comunidade escolar foi proporcionado a participação numa vindima, na Quinta do Castelão. Cerca de 50 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de Torres Vedras integraram essa ação, no âmbito da qual tiveram ainda a oportunidade de visitar aquela quinta e de ficar a conhecer o processo de produção do vinho.

Já para o público adulto foi dinamizado um passeio pela zona histórica de Torres Vedras com António Augusto Sales, autor do livro Os Guardadores do Tempo, o que foi seguido de uma conversa com o mesmo; e uma abordagem às memórias sepulcrais da Igreja de Nossa Senhora da Graça, realizada por Joaquim Moedas Duarte.

De referir que nestas Jornadas Europeias do Património (iniciativa que é promovida pelo Conselho da Europa e pela União Europeia e coordenada a nível nacional pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) a Câmara Municipal contou com a parceria da Associação de Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas