Torres Vedras

Kazuo Dan

01.03.2016

Elementos - Tiago Miranda

Belo Sol Ponte
Ah! Pudess’eu ir buscar-te
Lá, ao fim do mar!

Fonte de inspiração, transversal no tempo, Santa Cruz foi descoberta no século XIX por poetas que aí se foram instalando. Foi nesta pequena aldeia de pescadores que ilustres escritores se renderam aos encantos de uma praia selvagem, marcando a história local.

Santa Cruz é sempre um convite a renovar, que inspirou Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan, assim como tantos outros corações. Em diferentes épocas, mentes inquietas deixaram-se contagiar pela melodia do mar expressando-a na composição de admirável poesia.

Convidamo-lo a conhecer Santa Cruz aos olhos de Kazuo Dan que se envolveu neste cenário de beleza contagiante, extrapolando, para a poesia e prosa, a sua inspiração e pensamento.

Elementos - Tiago Miranda

Dê início ao passeio no Alto da Vela, um dos lugares de eleição de Kazuo Dan para contemplar o imenso oceano, e percorra a falésia em direção ao centro de Santa Cruz enquanto é envolvido pela magnífica paisagem que lhe é proporcionada pela frescura do mar, as tonalidades do areal e o recorte da costa marítima.   

Na Rua Prof. Kazuo Dan, procure a casa onde, o poeta japonês do pós-guerra, viveu durante um ano e quatro meses. Entre 1970 e 1972, Santa Cruz era um pequeno povoado, habitado por pouco mais de duzentas pessoas, e a sua casa tornou-se ponto de encontro e convívio entre o poeta e seus amigos onde confecionavam saborosas iguarias, acompanhadas do vinho Dão.

Em direção à praia, percorra o Passeio dos Poetas e aprecie o monumento de homenagem ao escritor, onde Kazuo Dan, muitas vezes, contemplava o mais belo sol poente…

Elementos - Tiago Miranda

Bem próximo deste miradouro encontra a Cervejaria Imperial, propriedade de uma das famílias que o acolheu em Santa Cruz. Hoje, o restaurante é bem diferente da época, mas vai poder ouvir muitas estórias pela voz de quem o recebeu na década de 70.

Ao entardecer, contemple a natureza no seu estado mais selvagem no Porto das Vacas, um retiro que Kazuo Dan procurava todos os dias para gozar da solidão de viajante…

Uma sugestão? Sobrevoe a costa que inspirou o poeta. A beleza descrita nos seus textos vai alcançar outra dimensão!

 

ACTV – Aeroclube de Torres Vedras
Aeródromo Municipal de Santa Cruz
actv@actv.pt
www.actv.pt 
Telf. 261 937 299
Tlm. 969 825 812

Marisqueira Imperial 
Rua António Figueiroa Rego, 3
Santa Cruz
Telf. 261 938 886