“La Verdi”, orquestra de Milão atuou em Torres Vedras

04.10.2018

Orchestra Sinfonica Giuseppe Verdi

A Orchestra Sinfonica Giuseppe Verdi atuou no Teatro-Cine de Torres Vedras, no dia 29 de setembro. Integrado na “Temporada Darcos”, este foi o primeiro concerto da orquestra em Portugal, onde foi dirigida pelo maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real.

No espetáculo foi apresentada a “Sinfonia Noa Noa”, uma obra da autoria de Nuno Côrte-Real que homenageia o pintor francês Maurice Gauguin. O programa incluiu ainda “Do Novo Mundo”, de Dvorák e “Suite nº1 de Peer Gynt”, de Grieg.

A Orchestra Sinfonica Giuseppe Verdi, também conhecida em Itália por “La Verdi”, foi fundada em 1993 pelos maestros Vladimir Delman e Luigi Corbani, e tem apresentado uma temporada de concertos no Auditório Fondazione Cariplo, em Milão, tendo sido dirigida por grandes maestros e acompanhado solistas de renome internacional.

Recorde-se que a “Temporada Darcos” é uma iniciativa singular no panorama musical nacional, a qual é apoiada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, e em que se divulga a música clássica. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria realizados no Teatro-Cine de Torres Vedras e interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, mas também por aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais.

Incentivar o turismo cultural, promovendo a região Oeste e Lisboa, é a grande aposta desta décima primeira edição da “Temporada Darcos”, que tendo Torres Vedras como local de base se estenderá a outros locais de Lisboa, no âmbito de parcerias com o Teatro da Trindade/Inatel e com a Fundação Culturgest, bem como ao Porto, Leiria, Alter do Chão e Alenquer.

Publicado: 04.10.2018 - 17:30 horas