Lançamento de plataforma de fotografia contemporânea passou por Torres Vedras

04.12.2017

O lançamento da plataforma PARALLEL teve lugar em Portugal entre 20 e 27 de novembro, com atividades que decorreram entre Lisboa e Torres Vedras.

Trata-se de uma plataforma internacional ligada à fotografia contemporânea que tem como objetivos principais: promover um percurso de integração de jovens artistas e curadores criando novas oportunidades para os conectar entre si e simultaneamente com o mundo profissional; e proporcionar aos museus e festivais o acesso a novos trabalhos, com estrutura e relevância conceptual.

PARALLEL tem uma duração de 4 anos e integra mais de 20 parceiros (museus, festivais, universidades e escolas) de 16 países europeus. Este projeto é liderado pela Procur.arte que tem a função de coordenar todas as ações desenvolvidas pelos membros da plataforma. A Comissão Europeia, através do programa Europa Criativa, entendeu apoiar o PARALLEL, que foi uma das 13 candidaturas aprovadas no âmbito de um concurso europeu que contou com um total de 64 propostas.

De realçar que por ter acolhido durante a fase de construção da candidatura a reunião preparatória entre os membros respetivos, Torres Vedras desempenhou um papel fundamental na aprovação deste projeto.

No lançamento desta plataforma, entre outras ações, realizaram-se reuniões entre os seus membros, a apresentação pública da mesma, exposições e ações de tutoria com os artistas e curadores emergentes envolvidos.

As ações de tutoria foram uma das componentes fundamentais da plataforma, pois permitiu aos criadores emergentes começarem a idealizar o trabalho que será apresentado na fase final, em Zagreb, em setembro do próximo ano.  A tutoria contou com a participação de 25 artistas emergentes, 6 curadores emergentes, 11 tutores e ainda com a presença dos membros da plataforma e da Procur.arte. Participaram nesta ação criadores de 20 nacionalidades diferentes. As ações de tutoria realizaram-se em Torres Vedras entre os dias 24 e 27 de novembro em diversos espaços culturais do centro histórico da cidade, nomeadamente Paços - Galeria Municipal, Espaço Primavera, Cooperativa de Comunicação e Cultura e Centro de Interpretação da Comunidade Judaica. A abertura das ações de tutoria do PARALLEL em Torres Vedras aconteceu na Paços - Galeria Municipal com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, e da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

As ações da PARALLEL em Torres Vedras contaram com a estreita colaboração da Cooperativa de Comunicação e Cultura.

Última atualização: 15.02.2019 - 15:47 horas