Limpeza de Linhas de Água no Concelho

14.11.2012

Intervenção no Troço Alcabrichel - Parque Verde de A dos Cunhados

No âmbito do novo ano hidrológico, época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e o período mais chuvoso se inicia, a Câmara Municipal de Torres Vedras iniciou no passado mês de outubro, em parceria com algumas juntas de freguesia do concelho, os trabalhos de limpeza de linhas de água, em particular naquelas localizadas junto a aglomerados populacionais e/ou com maior importância para o escoamento de locais considerados zonas de cheias.

Os troços que estão a ser alvo de intervenção são os seguintes:
- Rio Sizandro (entre a Bordinheira e Ponte do Rol), numa extensão de 1.800m;
- Rio Sizandro (entre a Ponte do Rol e a Ribeira de Pedrulhos), numa extensão de 1.900m;
- Ribeira A da Nora (localidade de Zibreira, freguesia de Carvoeira), numa extensão de 1.200m;
- Sizandro e afluentes da cidade de Torres Vedras, numa extensão de 5.310m:
- Rio Sizandro: Ponte av. poente/Ponte das Mentiras;
- Rio Sizandro a montante do Aqueduto;
- Afluente do Sizandro nas traseiras da Expotorres;
- Vala dos Amiais: Rotunda do Choupal/ Intermarché/ Bairro Rabão
- Afluente do Pântano do Bairro Rabão;
- Ribeira das Voltas/ Bairro Arenes/ Pavilhão do Carnaval/ Viaduto do Sarge.
- Rio Alcabrichel (em A dos Cunhados), numa extensão de 2.400m;
- Rio Alcabrichel (entre Quinta da Piedade e Porto Rio), numa extensão de 750m;
- Rio Sizandro e Rio Raimunda (entre Aranha e Pedra), numa extensão de 4.450m;
- Rio Raimunda (entre Pedra e Costa d'Água), numa extensão de 1.400m.

Ainda neste contexto a Câmara Municipal de Torres Vedras deixa algumas recomendações à população, no sentido de se evitarem situações que coloquem em risco pessoas e bens:

1. Verificação da funcionalidade dos sistemas de drenagem;
2. Limpeza e desobstrução de sumidouros, sarjetas, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se depositaram previamente à época das chuvas;
3. Desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais, ou varandas e  algerozes e caleiras dos telhados das suas habitações;
4. Desobstrução de linhas de água principalmente junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento;
5. Limpeza de linhas de água assoreadas;
6. Reabilitação de linhas de água degradadas e das zonas ribeirinhas;
7. Acautelar por parte dos agricultores o facto de ao mobilizar os terrenos, os sistemas de drenagem não deverão ser danificados, assim como deverão ter em conta a criação e abertura de valas drenantes, nomeadamente em zonas inclinadas/de maior declive.

É ainda importante referir que, fora dos aglomerados urbanos, os proprietários de parcelas confinantes com linhas de água são responsáveis pela limpeza e manutenção desses mesmos troços.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras

Telefone.: 261 320 764