Livro de fotografia “O efeito estufa” foi lançado na Biblioteca Municipal

25.05.2022

Fotografia do lançamento do livro onde se vê o autor e a vereadora da Cultura, ladeados por funcionários da Biblioteca Municipal e da Paços.

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras acolheu o lançamento do livro O Efeito Estufa no passado domingo, 22 de maio. O livro resulta de uma série fotográfica sobre as estufas do concelho de Torres Vedras, da autoria de João Henriques.

O Efeito Estufa consubstancia um trabalho fotográfico que se apresenta como uma leitura não convencional das estufas que encontramos um pouco por todo o território” escreve a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras no prefácio do livro. Laura Rodrigues acrescenta que a obra pode ser lida “como uma homenagem a quem trabalha diariamente” nestas estruturas.

O lançamento do livro contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e de João Henriques, que se refere à série como “uma espécie de mosaico do património cultural, artístico, social e económico de Torres Vedras.”

As fotografias remontam ao primeiro período de confinamento, em 2020, e resultam “num discurso contemplativo e crítico ao mesmo tempo”. Note-se que uma seleção destas fotografias deu forma à exposição homónima que esteve patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras até ao passado dia 26 de março.

João Henriques é programador e curador do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar — Casa dos Cubos, tendo sido o vencedor do Prémio Novos Talentos FNAC de Fotografia, em 2015.

Última atualização: 25.05.2022 - 15:32 horas