Maresia... sinta a maresia

01.07.2012

Praia de Porto Novo

Porque o calor convida sempre a uma visita pela nossa costa, nesta edição propomos-lhe que inspire a maresia, respire a natureza e passe connosco o fim- de-semana . Aproveite para carregar baterias e siga o roteiro que traçámos… descontraído e divertido!

Dia 1

O primeiro sítio que visitamos é a praia de Porto Novo [1], a praia mais a norte do litoral de Torres Vedras onde desagua o rio Alcabrichel. Aproveite o areal em forma de concha, bastante abrigado do vento que sopra de norte, e detenha-se no rochedo que delimita a praia à esquerda e abriga um pequeno porto de pesca artesanal.

Marisco e peixe fresco fazem parte da nossa sugestão para o seu almoço. Junto ao areal de Porto Novo há vários restaurantes que oferecem uma grande variedade de pratos. Pare e aprecie os sabores do mar.

Já depois da sua refeição faça uma caminhada ou dê ao pedal para tornar a sua tarde um pouco mais leve. Há uma extensa ciclovia [2] que parte desta praia mas pode também optar por andar e deixar-se apaixonar pela maravilhosa paisagem que o vale da Maceira oferece. Escarpas de calcários duros marcam o cenário, pontilhado pelos verdes da vegetação e pelo serpentear do rio Alcabrichel [3].

Escarpas de calcários duros marcam o cenário, pontilhado pelos verdes da vegetação e pelo serpentear do rio Alcabrichel

Vamos agora visitar outras praias da nossa costa … Praia do Pisão, praia do Mirante, praia do Navio, já na localidade de Santa Cruz. O nosso programa para o final de tarde inclui uma atividade muito em voga entre os mais novos e um desafio para os mais velhos – uma aula de surf. Santa Cruz é um destino bastante conhecido dos amantes desta modalidade e existem várias escolas que podem tornar a sua tarde familiar muito divertida e radical. Ria-se de si próprio e abandone a sua zona de conforto. São estes momentos que nos alimentam.

O surf é uma experiência inesquecível mas a verdade é que deve estar cansado de tanto remar! Desligue-se e prepare-se para passar a noite no Hotel Golf Mar, situado no topo de uma alta arriba junto a Porto Novo. A vista é absolutamente deslumbrante e convida à contemplação de cada recorte da nossa costa. A nossa sugestão vai para uma visita ao Bar Londres, situado no 3.º piso, onde pode absorver os últimos raios de sol do seu dia.

Preparado para jantar? Vá até ao centro de Santa Cruz onde pode contar com uma vasta oferta ao nível da restauração, para todos os gostos e todos os bolsos. Escolha um sábado em que se realize a Feira de Verão. As ruas do centro da localidade enchem-se de cor e de vida e poderá comprar produtos regionais, artesanato, doçaria, vinhos...

Dia 2

Esperamos que tenha aproveitado para descansar porque para este dia sugerimos-lhe uma experiência que o vai fazer andar com a cabeça no ar. Que tal passar a nossa bela costa a pente fino numa viagem de avioneta? A concentração para levantarmos voo está marcada para o Aeródromo de Santa Cruz [4], o mais ocidental da Europa Continental. Preparado para rasgar o céu? O Aeroclube de Torres Vedras disponibiliza voos de batismo,  com vários circuitos, para uma ou três pessoas e a preços bastante acessíveis para uma experiência tão invulgar. Durante todo o fim de semana há sempre um piloto experiente para o levar a conhecer a nossa costa de uma perspetiva diferente. Basta aparecer!

A primeira aterragem neste aeródromo foi feita em 1931 e, desde então, as avionetas cruzam os céus de Santa Cruz fazendo parte integrante do dia-a-dia das gentes locais. Se quiser uma experiência com mais adrenalina, o Aeroclube de Torres Vedras também tem uma escola de parapente.

A primeira aterragem neste aeródromo foi feita em 1931

Tempo de voltar à terra e almoçar noutra bela praia logo aqui ao lado… Vamos até á praia Azul onde, no Restaurante do Hotel da Praia Azul, pode experimentar as deliciosas especialidades da casa: sopa do fundo do mar, gambas à la Guilho ou arroz de polvo à pescador. Deste restaurante tem uma panorâmica sobre a extensíssima praia azul e a praia da Foz, onde desagua o rio Sizandro.

Final de tarde em zen? Voltamos ao Hotel Golf Mar para fazer uma boa massagem no Spa: o antídoto contra o stress,  ideal para desligar das pressões do dia-a-dia!

FEIRA DE VERÃO

• Rua José Pedro Lopes - Santa Cruz