Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana

• Ficha de projeto

• Designação da Operação: Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana
  • Código da Operação: POISE-03-4233-FSE-000081
  • Objetivo Principal: promover a inclusão social e combater a pobreza
  • Região de Intervenção: Centro
  • Entidade Beneficiária: Município de Torres Vedras
  • Data de início: 01-10-2021
  • Data de conclusão: 31-12-2022
  • Investimento total: 59.494,83 €
  • Investimento elegível comparticipado: 59.494,83 €
  • Apoio Financeiro da União Europeia: 50.570,61 €
  • Apoio financeiro Público Nacional: 8.924,22 €

A “Mediação Escolar para Crianças da Comunidade Cigana” teve como finalidade contribuir para aumentar os níveis de escolarização da comunidade cigana, em particular das crianças do género feminino.

Trata-se de uma iniciativa que resultou de uma parceria estratégica formada pelo Município de Torres Vedras, entidade coordenadora e promotora da operação, e a associação local Sendas e Pontes – Associação Intercultural e para Inclusão das Comunidades Ciganas, representativa da comunidade cigana e profundamente inserida na área geográfica de intervenção.

O projeto teve como contexto primordial de intervenção a comunidade escolar da Escola Básica Padre Vítor Melícias (1º, 2º e 3º ciclos), localizada no bairro da Boavista, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.

O projeto adotou uma estratégia de mediação intercultural, que visou a aproximação entre a instituição escola e crianças e famílias de etnia cigana, através de uma mediadora de etnia. A opção por uma mediadora mulher prendeu-se com o objetivo explícito de introduzir a componente de género como facilitadora do suporte e integração escolar das crianças do sexo feminino.

Os objetivos do projeto foram:

• Integrar e suportar a ação de uma mediadora do sexo feminino da comunidade cigana na Escola Básica Padre Vítor Melícias;
  • Apoiar e suportar a integração no contexto escolar dos alunos da comunidade cigana que apresentem maior dificuldade;
  • Proporcionar modelos sociais de escolarização e de profissionalização às crianças da comunidade cigana que sejam promotores de uma vida socioeconómica autónoma e integrada;
  • Promover o autoconceito, incluindo o de género, e uma identidade comunitária positiva entre as crianças da comunidade cigana;
  • Reforçar continuamente as sinergias institucionais locais entre as entidades do projeto e outras que pudessem vir a apoiar o mesmo;
  • Contribuir para um melhor conhecimento do que sejam os determinantes do abandono e absentismo escolar entre as crianças de etnia cigana e respetivas famílias, em particular as do sexo feminino, bem como as estratégias para a sua prevenção.

Para o efeito, foram realizadas várias ações:

• Divulgação do curso “Empregado de andares”, com certificação escolar 9º ano EFA B3, com a presença da coordenadora de pedagogia Ana Branquinho do centro de formação Saber Transmitir;
  • Sessão de alimentação saudável;
  • Apresentação da “História do ciganinho Chico”;
  • Comemoração do Dia da Mulher com uma sessão denominada “Identidade Cultural e Educação”, com a presença de uma família de etnia cigana, que partilhou a sua experiência profissional e académica ao nível do ensino superior.
  • Visita ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras por parte de algumas crianças da Tutoria escolar, de forma a premiar os mesmos pelos bons resultados escolares.

Última atualização: 24.01.2024 - 10:54 horas