Torres Vedras

Melhores vinhos e pastéis de feijão de Torres Vedras foram de novo premiados

06.11.2019

Imagem da entrega de prémio ao produtor do melhor vinho branco

No âmbito do evento RESERVA, foram, no dia 2 de novembro, no Pavilhão Expotorres, entregues os prémios dos concursos de vinhos e de pastel de feijão de Torres Vedras deste ano.

Velhos Tempos Reserva Arinto 2018 (Adega Cooperativa da Carvoeira) foi o vencedor do concurso de vinhos brancos, tendo no mesmo Alma Vitis 2018 (Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa) arrecadado o 2.º lugar e Dory 2018 (Adega Mãe) o 3.º. Marco Velho 2016 (Adega Cooperativa de Dois Portos), Talentos 2018 (JAPG), Porão Velho 2016 (Encosta da Vila), Fonte Santa 2018 (Santos&Santos), Quinta da Folgorosa 2017 (Quinta da Folgorosa) e Património 2018 (Bonifácio Wines) foram os outros vinhos que participaram nesta competição.

Já no que se refere ao concurso de vinhos tintos, o Aproximar 2017 (Adega Cooperativa de Dois Portos) obteve o primeiro lugar, tendo os segundo e terceiro sido atribuídos a Património 2017 (Bonifácio Wines) e a Quinta da Murnalha 2016 (Adega da Murnalha), respetivamente. Participaram também neste concurso Fonte das Moças 2017 (João Melícias), Quinta da Folgorosa 2012 (Quinta da Folgorosa), Velhos Tempos Reserva 2017 (Adega Cooperativa da Carvoeira), Dory Colheita 2018 (Adega Mãe), Alma Vitis 2017 (Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa), Talentus 2017 (JAPG) e Turres Veteras 2017 (Encosta da Vila).

De referir que a prova cega em que foram avaliados os mencionados vinhos aconteceu no dia 24 de outubro, no INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), sob a coordenação técnica de Ilda Caldeira, investigadora desta entidade, tendo os respetivos provadores sido Filomena Duarte e João Brazão (igualmente do INIAV), Ingrid Flórido e Vera Moreira (Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa), Luís Ezequiel (Confraria dos Enófilos da Estremadura), Manuel Miranda (Associação de Escanções de Portugal), Jorge Páscoa (Associação Portuguesa de Enologia) e Raúl Jesus (República Wine Bar).

Aquando da entrega dos prémios destes concursos foi ainda entregue o prémio do Concorso Enologico Internazionale 2019 Cittá del Vino também a Velhos Tempos Reserva Arinto 2018 (Adega Cooperativa da Carvoeira).

Por outro lado, já relativamente ao concurso Pastel de Feijão de Torres Vedras de 2019, o mesmo foi ganho pela marca Carmitas. O 2.º lugar coube à Fábrica Coroa e os terceiros, ex-aqueo, a Maria Adelaide R. Silva e à Serra da Vila. Participaram também neste concurso: Brasão, Cantinho Amarelo, Casa Benjamim, Doce do Oeste, O Segundo, Pãozinho da Avenida, Pastelão e Pastelaria Flor.

A respetiva prova cega aconteceu também no dia 2 de novembro, no âmbito do evento RESERVA. Foi orientada por Ana Soeiro, da QUALIFICA/OriGIn Portugal, tendo o respetivo júri sido constituído por Edite Robalo, Odete Ferraz, Jorge Ferreira, Catarina Silva, Marlene Vieira, Carlos Antunes e Luís Maia.

Anteriormente, no primeiro dia do evento RESERVA, teve lugar o concurso "A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras". O “Pastel de Feijão Roots com quarteto de gelados artesanais" (Roots) foi o vencedor deste concurso, no qual também participaram “Trilogia D’Areia” (Grão d’ Areia), “Suspiro de Feijão” (Wellington Garden Klub), “Miminhos de Dinossauro” (Terras de Dinossauros), “Linhas de Torres com Brûlée de Feijão” (Átrio Restaurante) e “Pastel de Feijão do Nateiro” (O Nateiro).

Foram júri deste concurso os chefs Rui Fernandes (Hotel Campo Real), Patrick Mignot (especialista de chocolate) e Márcia Vieira (representante da Escola de Serviços e Comércio do Oeste).

Os vinhos Velhos Tempos Reserva Arinto 2018 e Aproximar 2017 e os pastéis de feijão Carmitas serão utilizados nas ofertas institucionais da Câmara Municipal durante o próximo ano.

voltar ao topo ↑