Memória de Alberto Avelino perpetuada em obra de arte urbana

15.11.2017

Um mural de homenagem a Alberto Avelino foi inaugurado no Dia de S. Martinho, após a Sessão Solene Celebrativa do Feriado Municipal.

Trata-se de um trabalho realizado pelo artista brasileiro Jota Aracê e o artista local ÔJE, na praça que tem a denominação daquele ex-presidente da Câmara Municipal recentemente falecido (antigo Páteo Alfazema), a qual se situa, recorde-se, numa área da cidade recentemente requalificada no âmbito das obras da zona do Choupal.

De referir que o artista plástico e graffiter araraquarense João Paulo Malara Capparelli já tinha, no ano transato, realizado uma outra obra de arte pública urbana em Torres Vedras, mais concretamente no Parque de Santiago. Tem, de resto, realizado outras obras nessa área artística em outras cidades. Já o artista ÔJE tem trabalhos patentes em vários locais da cidade, um dos quais foi inaugurado em maio no Parque Verde da Várzea no âmbito do evento OesteJovem.

Recorde-se ainda que Alberto Manuel Avelino foi o primeiro presidente da Câmara Municipal eleito após o 25 de Abril. Ainda antes de exercer esse cargo tinha sido deputado na Assembleia Constituinte. Foi também deputado na Assembleia da República, Governador Civil e presidente da Assembleia Municipal, cargo que exerceu até falecer em agosto.

Alberto Avelino partiu mas o seu legado permanecerá para sempre. O referido mural irá certamente ajudar a perpetuar o mesmo…

Última atualização: 15.02.2019 - 18:31 horas