Torres Vedras

Mobilidade elétrica: Parque Verde da Várzea acolheu frota municipal renovada

23.09.2020

Vista aérea do Parque Verde da Várzea, vendo-se duas filas de carros alinhados no topo norte, o que corresponde à exposição de veículos elétricos municipais.

Torres Vedras no caminho da mobilidade foi a mostra de veículos elétricos municipais que decorreu esta quarta-feira, 23 de setembro, no Parque Verde da Várzea. A exposição, que decorreu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, reuniu 29 veículos elétricos da Câmara Municipal de Torres Vedras e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS).

Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, recordou que o primeiro veículo elétrico municipal foi adquirido em 2004. Atualmente, a frota municipal integra 32 veículos elétricos, que permitirão reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 66 toneladas por ano. “Achamos que isso é extremamente importante. Mas também tem impacto para podermos economizar. Com este modelo, por ano, vamos poupar cerca de 37 mil euros em combustível” sublinhou Carlos Bernardes.

O destaque foi para as 17 viaturas 100% elétricas que, recentemente, integraram a frota municipal, naquele que foi o maior investimento do Município no âmbito da renovação da sua frota. O investimento de cerca de 484 mil euros (valor sem IVA incluído) decorre do aluguer operacional destes veículos no âmbito do acordo-quadro da central de compras da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Note-se que 95% da utilização da frota municipal decorre no interior do Concelho, com a distância média das deslocações a ficar abaixo dos 50 quilómetros por dia, o que permite que os veículos carreguem durante a noite. Outras vantagens associadas à transição elétrica na frota municipal passam pelo custo da energia (que, para percorrer a mesma distância, é três vezes inferior ao custo do combustível) e pelos ganhos ambientais (com a redução da poluição sonora e da emissão de Gases com Efeitos de Estufa), contribuindo para o combate às alterações climáticas.

“Até ao final do ano, o Município pretende lançar 49 novos postos de carregamento em todo o Concelho” afirmou o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Hugo Lucas. O vereador esclareceu, ainda, que a empresa Mobi.E já concessionou a rede de carregamento na via pública, pelo que a Câmara Municipal está a trabalhar com os comercializadores para que todos os postos de carregamento existentes sejam ativados e “postos à disposição dos torrienses.”

Última atualização: 24.09.2020 - 15:03 horas
voltar ao topo ↑