“Moinhos” já levou 200 jovens a realizar estágios na Europa

02.08.2019

Fotografia dos alunos que participaram no projeto

Os jovens que frequentam o ensino profissional em estabelecimentos de ensino do Concelho continuam a alargar horizontes no estrangeiro graças a uma iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Trata-se do projeto “Moinhos – Formar para Inovar”, que decorre do programa "Erasmus+", pelo qual os referidos jovens realizam estágios curriculares e profissionais em vários países da União Europeia.

De abril a julho decorreu o primeiro fluxo da quinta edição deste projeto, no qual participaram 16 jovens, que realizaram estágios (em áreas como multimédia, comércio, gestão, saúde e cozinha/pastelaria) na República Checa (Praga), França (Bordéus), Grécia (Rethymno), Irlanda (Cork), Itália (Pádua) e Alemanha (Berlim).

De referir que alguns dos jovens participantes neste fluxo foram convidados a prosseguir o seu trabalho nos locais onde realizaram o estágio.

De setembro a dezembro terá lugar o segundo fluxo da quinta edição do “Moinhos – Formar para Inovar”, no qual participarão 34 jovens.

Estão envolvidos na iniciativa os seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Secundária Madeira Torres, Escola Secundária Henriques Nogueira, SEMINFOR/Externato de Penafirme, Escola Agrícola Fernando Barros Leal e Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Entre 2015 e 2019, 200 alunos que frequentam ou frequentaram o ensino profissional no Concelho realizaram estágios por meio do projeto “Moinhos – Formar para Inovar”, o que, até ao final do ano, representa um investimento do programa "Erasmus+" de 1.218.836 euros, ascendendo a comparticipação do Município a 168 mil euros.

Última atualização: 19.08.2019 - 13:07 horas