Monumento de homenagem a Afonso Vilela

10.01.2020

Foi resultado de uma homenagem de amigos que contaram com o patrocínio do Município, tendo sido inaugurado em conjunto com a Rua de Olivença. Por isso a sua inauguração contou com a presença do Grupo dos Amigos de Olivença.

Segundo refere o jornal Badaladas a propósito da inauguração deste monumento: “Desde que faleceu o distintíssimo médico, Dr. Afonso Avelino Pedreira Vilela, em 4 de Junho de 1958, a consciência de Torres Vedras sentiu o dever de assinalar para a posteridade a sua admiração e reconhecimento pelas grandes virtudes e altos serviços prestados por este grande benemérito (…). Foi exemplo raro de dedicação ao próximo e chefe de família exemplar”.

De referir que Afonso Vilela nascera na Quinta do Infesto (freguesia do Turcifal) a 10 de novembro de 1886, tendo falecido em Torres Vedras.

Também segundo aquele jornal, estiveram presentes na inauguração do referido monumento representantes de diversas associações e de outras forças vivas do Concelho, familiares e amigos do homenageado, tendo o busto sido descerrado por uma bisneta do mesmo.

Na ocasião, o então presidente da Câmara Municipal, António Teixeira de Figueiredo, afirmou: “O busto do Dr. Afonso Vilela constituirá para a mocidade de hoje, e para a futura, alto paradigma e lição de uma vida que valeu a pena viver”.

• Autoria: Rafael Calado
  • Data de inauguração: 11 de janeiro de 1970