Município aderiu pelo terceiro ano à Semana da Reflorestação Nacional

28.11.2012

No âmbito do Movimento Plantar Portugal, o Município participou mais uma vez ativamente na Semana da Reflorestação Nacional que decorreu este ano entre os dias 19 e 25 de novembro.

Como não poderia deixar de ser, as ações do Município no âmbito da iniciativa passaram pela plantação de árvores, o que aconteceu em quatro espaços: na encosta do Castelo de Torres Vedras (um dos locais do concelho fortemente fustigado pela intempérie de 23 de dezembro de 2009 que foi recentemente alvo de uma ação de limpeza e desmatação), com a participação de elementos do executivo municipal, o que visou também estabilizar os respetivos terrenos, tendo na ocasião se plantado 22 árvores autóctones (estando prevista a plantação no total de 120 no local); numa área da Carregueira que está a ser reconvertida para espaço de lazer, na qual se plantaram 47 árvores com o contributo de alunos do 1.º ciclo do ensino básico que tiveram ainda oportunidade de usufruir de um ateliê lúdico-pedagógico; no Eco-Parque da Serra da Archeira, onde alunos do 1.º ciclo do ensino básico, do ensino profissional e da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras) plantaram 29 árvores e 60 arbustos, o que também incluiu um ateliê lúdico-pedagógico; e no futuro Parque Verde da Runa, onde foram plantadas 31 árvores com a colaboração da população.

Igualmente integrado na Semana da Reflorestação Nacional foi dinamizado um concurso intitulado Esta árvore somos nós, o qual consistiu na decoração de elementos (semelhantes a ramos) com materiais reciclados, que juntos formaram uma árvore. 12 turmas do 1.º ciclo do ensino básico participaram na atividade que foi ganha por um trabalho executado por alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de S. Domingos de Carmões, sendo que a respetiva árvore tem estado em exposição no Mercado Municipal de Torres Vedras.

Ainda no âmbito da adesão do Município à referida semana, durante a qual se comemorou também o Dia da Floresta Autóctone, realizaram-se ações de controlo e erradicação de espécies infestantes invasoras na zona do ex-karting de Santa Cruz que contaram com a participação de 156 alunos do 1.º ciclo do ensino básico; e foram cedidas 1078 árvores (848 a particulares e 260 a entidades várias).

Contribua também para um concelho mais arborizado e saudável!

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 12.05.2020 - 16:32 horas