Município associou-se à Semana da Reflorestação Nacional pelo segundo ano

15.12.2011

A Semana da Reflorestação Nacional, que decorreu entre os dias 21 e 27 de novembro, foi pelo segundo ano assinalada pelo Município.

Nesse âmbito foram plantados no dia 23 de novembro, na Póvoa de Penafirme (na Urbanização da Oliveirinha, que foi um dos locais fustigados pela intempérie de 23 de dezembro de 2009) e em Mouguelas, 231 pinheiros e carvalhos por cerca de 170 alunos. Naquele primeiro local foi ainda realizada na ocasião uma ação de erradicação de chorões. Já na Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo, em Torres Vedras, durante aquele período, plantaram-se 60 pinheiros mansos, sobreiros e carvalhos.

Também inserido na referida semana, teve lugar, igualmente a 23 de novembro (Dia da Floresta Autóctone), no auditório do Centro de Apoio ao Empresário, uma conferência sobre a floresta; realizou-se no dia 21 de novembro, na Escola Básica 2,3 do Maxial, uma sessão de sensibilização sobre a temática da floresta; e foram doadas 813 árvores (sobreiros, carvalhos, pinheiros mansos e pinheiros bravos) a munícipes, escolas, associações e juntas de freguesia.

Igualmente integrado na iniciativa realizou-se um passeio pedestre no dia 26 de novembro que teve como destino a mata do Convento do Varatojo, no âmbito do qual foi promovido um concurso fotográfico alusivo à temática a floresta. Os 1.º, 2.º e 3.º prémios relativos a esse concurso foram atribuídos a trabalhos da autoria, respetivamente, de Maria Graça Neca, Sandra Cunha e Vera Moura.

Ainda inserido nas atividades do Município relativas à 2.ª Semana da Reflorestação Nacional, com que o mesmo se associou simultaneamente ao Ano Internacional das Florestas, foi dinamizado o concurso Floresta para Todos, mediante o qual se desafiou à criação de esculturas a partir de materiais reutilizados relacionadas com a temática respetiva. Venceram esta atividade trabalhos do Lar e Centro de Dia da Casa do Povo do Ramalhal, do Jardim de Infância da Ponte do Rol e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, tendo estado todos em exposição no Mercado Municipal de Torres Vedras de 22 de novembro a 4 de dezembro.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 15.05.2020 - 15:02 horas