Município associou-se de novo às Jornadas Europeias da Arqueologia

24.06.2022

Imagem do Dia Aberto no

O Município associou-se mais uma vez às Jornadas Europeias da Arqueologia.

De referir que este é um evento anual, que se realiza no terceiro fim de semana de junho, em países membros do Conselho da Europa, e que tem como objetivo incentivar poderes públicos, entidades coletivas privadas de alguma forma ligadas à área da Arqueologia e as populações em geral, a valorizarem e protegerem o património arqueológico.

A associação, este ano, do Município às Jornadas Europeias da Arqueologia consubstanciou-se em duas ações: a abertura da mostra Isto é Arqueologia!, no dia 17 de junho, no Museu Municipal Leonel Trindade; e a realização de um "Dia Aberto no Tholos do Barro", no dia seguinte.

No que concerne à mostra Isto é Arqueologia!, refira-se que a mesma está patente até ao final de julho, e dá a conhecer projetos de investigação arqueológica da UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa), sendo de destacar desses projetos o relativo ao Tholos do Barro, cuja apresentação inclui a exibição de registos de vídeo recolhidos durante a campanha arqueológica realizada o ano passado nesse sítio. Ao longo dos três dias em que decorreram as Jornadas Europeias da Arqueologia, contabilizaram-se 25 visitas a esta mostra.

Já o "Dia Aberto no Tholos do Barro" permitiu à população ficar a par da campanha de trabalhos arqueológicos que decorria desde o final de maio neste monumento pré-histórico situado no Monte da Pena, tendo também 25 pessoas visitado os mesmos. De referir, a este propósito, que, ao longo dessa campanha, o Tholos do Barro foi visitado por outras 51 pessoas.

Recorde-se que este tholos é o maior e mais bem conservado sepulcro de falsa cúpula do país, o qual terá sido construído no III.º milénio a. C. Trata-se de um sepulcro coletivo, descoberto no início de 1909 pelo arqueólogo francês Paul Bovier-Lapierre, sendo que as primeiras escavações nesse sítio aconteceram logo nesse ano, sob o patrocínio do Museu Etnológico Português.

As duas referidas atividades foram uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Última atualização: 27.06.2022 - 10:42 horas