Município tem estado a instalar armadilhas para controlo da vespa velutina no Concelho

08.03.2023

Imagem de armadilha para vespa velutina

Na sequência de uma candidatura efetuada ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) encontra-se a promover medidas de prevenção, controlo e monitorização da vespa velutina, no território dos respetivos municípios.

Nesse âmbito foi assinado um protocolo de colaboração com o Município, por meio do qual lhe foi atribuído armadilhas e atrativos para a captura de vespas velutinas fundadoras.

As armadilhas têm estado a ser colocadas no território do Concelho na razão de uma por km2 em espaço urbano, e na razão de uma por cada 4 km2 em espaço rural.

O Município vem por este meio comunicar a todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos onde estão instaladas essas armadilhas, que a permanência das mesmas acontece apenas no período de março a maio, após o que os serviços do Município procederão à sua retirada.

Informa-se ainda que, também os serviços do Município, monitorizam quinzenalmente as armadilhas através da contagem de vespas velutinas fundadoras retidas e da muda do atrativo colocado para a captura desse tipo de vespas, pelo que se solicita que não se altere a localização das armadilhas.

Após o referido período de permanência das mesmas, irão surgir os ninhos definitivos de vespas velutinas, os quais carecem de ser destruídos, sendo que, nos terrenos onde forem detetados, os serviços do Município irão também intervir, procedendo à sua destruição no local.

Pretende-se assim, com as mencionadas intervenções, diminuir a presença de vespas velutinas no território do Concelho, uma espécie exótica que se constitui como um perigo para a saúde pública, e que apresenta também vários efeitos negativos no ambiente e na biodiversidade devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores que realiza.

Recorde-se que a vespa velutina ou vespa asiática é uma vespa de grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O seu corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado na face dorsal. As suas asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas. O tamanho da vespa asiática velutina varia entre os 2,5 e os 3 cm.

Para mais esclarecimentos poderá ser contactado o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal (n.º de telefone: 261320769; email: gtf@cm-tvedras.pt) ou o Serviço Municipal de Proteção Civil (n.º de telefone: 261320764; email: prociv@cm-tvedras.pt).

Publicado: 08.03.2023 - 15:47 horas